O serviço de emissão da carteira de identidade (RG) para autistas e seus familiares, que estava programado para este sábado, 9, foi adiado devido a problemas técnicos no sistema de integração e processamento de dados biométricos, como fotos e impressões digitais. Agora, os atendimentos ocorrerão de 11 a 16 de novembro na sede do Centro de Acolhimento ao Autista (Teamarr), localizado na Avenida Santos Dumont, nº 1.193, bairro São Francisco. A ação é uma parceria com a Casa do Cidadão.
“Para contornar a situação, o Teamarr estará aberto durante toda a semana, nos períodos da manhã e tarde. Assim, ampliamos o atendimento e oferecemos opções para que a população escolha o melhor horário para ser atendida”, explica a deputada Angela Águida Portella (Progressistas), presidente do Programa de Atendimento Comunitário da ALE-RR.
Interessados em emitir a 1ª ou 2ª via do RG estadual padrão ou do novo Documento Nacional de Identidade (DNI), podem agendar o serviço preenchendo o formulário disponível no link https://forms.gle/Rn5pBecFJp5oWK8C7. São oferecidas 80 vagas por dia, divididas em 40 para cada turno. Apenas no sábado (16), todos os atendimentos ocorrerão pela manhã.
Horário de atendimento:
- De 11 a 15 de novembro; das 8h às 12h e das 14h às 18h
- Sábado (16): das 8h às 12h
Documentos necessários
Para emissão da primeira via, são necessários os seguintes documentos (original e cópia):
- Certidão de nascimento e/ou casamento
- Comprovante de residência
- Laudo médico
Para a segunda via, é necessário, além dos documentos listados, o pagamento da taxa do Dare (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais).
O programa
O Teamarr atende pessoas diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA), oferecendo terapias, encaminhamentos e capacitação para familiares e profissionais da saúde. O atendimento é personalizado e, dependendo da necessidade, inclui apoio de nutricionista, fonoaudiólogo, psicólogo, neuropsicólogo, educador físico, assistente social e consultoria jurídica.