novembro 3, 2025
InícioRoraimaALE-RR amplia participação popular na construção da LDO 2026 por meio de...

ALE-RR amplia participação popular na construção da LDO 2026 por meio de consulta pública digital

Ferramenta permite indicar prioridades em áreas como saúde, segurança, educação e valorização dos servidores

Publicado em

Pelo terceiro ano consecutivo, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) abriu uma consulta pública para a construção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que definirá as prioridades de investimento do Governo do Estado para 2026. A participação popular segue aberta até o dia 23 de junho por meio de um formulário on-line, disponível no site institucional da Casa.

A LDO é responsável por orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalha como os recursos públicos serão aplicados. Ela aponta quais áreas serão priorizadas, quais ações devem ser mantidas ou ampliadas e define os limites de gastos do Executivo. Por isso, a contribuição da sociedade é essencial para garantir que os recursos atendam às reais necessidades da população.

O relator da LDO 2026, deputado Renato Silva (Podemos), destacou que a participação popular fortalece o processo de elaboração da lei, tornando o orçamento mais alinhado com as demandas reais da sociedade. “As contribuições ajudam a Assembleia a construir uma peça orçamentária mais justa e eficiente, com base nas necessidades que chegam diretamente da população”, afirmou.

Já o presidente da Comissão Orçamento da ALE-RR, deputado Jorge Everton (União), ressaltou o compromisso da Casa com a transparência e o diálogo. “O deputado Soldado Sampaio traz essa liberdade tanto para os deputados como para que toda a população possa interagir com nossos projetos, nas nossas discussões. Aqui é a casa do povo”, enfatizou.

Até o momento, as sugestões mais encaminhadas pela população estão concentradas em áreas essenciais como Saúde, Segurança Pública, Educação, Infraestrutura e valorização do Servidor Público. Este último, inclusive, foi incluído como um tópico específico no formulário deste ano, ampliando o espaço de escuta para melhorias internas nos serviços públicos.

A jornalista Bruna Cássia foi uma das participantes da consulta pública. Ela preencheu todos os campos do formulário, mas deu ênfase à área da assistência social, especialmente no atendimento à infância e adolescência. “Com o aumento dos casos de violação de direitos, sugeri a ampliação das unidades, reformas e valorização dos profissionais com melhores salários”, relatou.

Ao todo, o formulário contempla 22 áreas sociais, incluindo temas como Habitação, Agricultura, Emprego e Renda, Indústria e Comércio, além de pautas transversais como Direitos da Infância, Povos Indígenas, População LGBTQIAPN+, Pessoa Idosa e Igualdade Racial. Também há um campo aberto para sugestões não contempladas nas categorias fixas.

O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO nº 126/2025), com 237 páginas, foi encaminhado pelo governador Antonio Denarium no dia 15 de maio e está disponível para consulta pública no Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), onde também é possível acompanhar o andamento das matérias em tramitação.

A LDO faz parte de um tripé essencial ao planejamento governamental, junto ao Plano Plurianual (PPA) e à Lei Orçamentária Anual (LOA). O PPA é apresentado a cada quatro anos, no início de cada novo mandato, e define metas estratégicas de médio prazo. Já a LDO e a LOA são analisadas anualmente pela Assembleia Legislativa, com vigência a partir do ano seguinte.

Com essa iniciativa, a ALE-RR reforça o compromisso com a transparência e a participação cidadã na definição das políticas públicas de Roraima. O prazo final para envio das contribuições é 23 de junho.

spot_img

Últimos Artigos

Mercado reduz previsão da inflação para 4,55% em 2025

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo...

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início nesta segunda (3)

Os postos de saúde de Boa Vista iniciaram a aplicação das vacinas contra a...

Prefeitura avança com duplicação da Avenida Venezuela

Os trabalhos de duplicação da Avenida Venezuela, localizada no bairro Jardim Floresta, seguem em...

Polícia divulga perfil de 115 mortos em operação; 17 não tinham histórico criminal

A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou no fim da noite deste domingo...

Mais como este

Mercado reduz previsão da inflação para 4,55% em 2025

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo...

Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe tem início nesta segunda (3)

Os postos de saúde de Boa Vista iniciaram a aplicação das vacinas contra a...

Prefeitura avança com duplicação da Avenida Venezuela

Os trabalhos de duplicação da Avenida Venezuela, localizada no bairro Jardim Floresta, seguem em...