Mais de 80 mil pessoas participaram, na noite desta sexta-feira (26), da abertura da edição 2026 do Festival Vem Louvar Pará, realizado pelo Governo do Pará, no estacionamento do Mangueirão, em Belém. Considerado um dos maiores eventos de música gospel do Estado, o festival reuniu fiéis, caravanas de diversas regiões e grandes artistas nacionais em uma programação marcada por momentos de fé, louvor e celebração.
A governadora Hana Ghassan acompanhou a primeira noite do evento e destacou que o festival já integra o calendário oficial do Estado, ampliando o acesso da população a grandes atrações de forma gratuita e fortalecendo a cultura gospel paraense.
“Nós, enquanto família, vivemos esse momento especial. A gente vê que esse é um público que espera muito pelo ‘Vem Louvar Pará’, porque o festival já faz parte do calendário do nosso Estado. Muitas pessoas sonham em assistir aos seus artistas favoritos e estão tendo essa oportunidade de forma gratuita. Hoje é apenas o primeiro dia de shows, mas amanhã tem muito mais. Estamos esperando um grande público novamente e encerraremos esta edição na próxima sexta-feira, em Paragominas. É muito gratificante ver que este é um projeto de sucesso”, afirmou.
Grandes atrações e valorização da cultura gospel
A primeira noite contou com apresentações de Julliany Souza, Diante do Trono e Thalles Roberto, além de artistas paraenses. O público lotou o estacionamento do Mangueirão, consolidando o festival como um dos maiores encontros do segmento gospel no Estado.
O secretário de Estado de Cultura, Bruno Chagas, ressaltou que a iniciativa fortalece as políticas públicas voltadas à democratização do acesso à cultura.
Segundo ele, o “Vem Louvar Pará” chega à segunda edição em Belém após passar por cinco municípios e demonstra o reconhecimento da cultura gospel como parte das manifestações culturais incentivadas pelo Estado.
Evento reúne caravanas e promove integração entre os fiéis
A programação atraiu pessoas de diferentes idades e caravanas vindas de várias regiões do Pará. Para o pastor Lourival Pereira, a realização do festival fortalece a união entre as igrejas e a comunidade cristã.
“Quando grandes cantores que fazem parte da nossa caminhada de fé vêm à nossa cidade, isso aproxima ainda mais a comunidade cristã. É impressionante ver o envolvimento das igrejas, dos pastores e dos fiéis. Estamos aqui para falar de Jesus, que nos proporciona essa unidade por meio da música”, afirmou.
No palco, o cantor Thalles Roberto destacou a importância da música como instrumento de evangelização.
“Levar uma palavra de ânimo e esperança é muito importante, principalmente nos tempos difíceis que vivemos. Evangelizar é apresentar Jesus de forma simples, autêntica e próxima das pessoas”, disse.
Entre os participantes, a agente comunitária de saúde Elisângela Kotobuk viajou de São João de Pirabas para acompanhar os dois dias do festival em Belém.
“É uma emoção muito grande. É a primeira vez que participamos do ‘Vem Louvar Pará’ aqui em Belém. Ter a oportunidade de assistir a todos esses shows gratuitamente é muito importante para nós”, contou.
A estudante Sophia Ribeiro, de 8 anos, também realizou um sonho ao assistir, pela primeira vez, à apresentação da cantora Julliany Souza.
“Nós chegamos cedo, porque eu pedi para o meu tio me trazer. Ele também é fã da Julliany. Era um sonho conhecê-la pessoalmente. Eu sigo ela nas redes sociais e nunca tinha visto um show ao vivo. Estou muito emocionada”, disse.
Programação continua neste sábado
O Festival Vem Louvar Pará prossegue neste sábado (27), a partir das 19h, no estacionamento do Mangueirão. Estão previstas apresentações da Banda Novo Som, Bruna Karla, Anderson Freire e Isadora Pompeo.
Nesta edição, o evento já passou pelos municípios de Santarém, Breves, Marabá, Altamira e Parauapebas. Após a programação em Belém, o festival será encerrado na próxima sexta-feira (3), em Paragominas.

