A enfermeira Letícia Monteiro da Silva assumiu, na manhã desta segunda-feira, 19, a coordenação do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Leste. A cerimônia de posse foi realizada em frente à sede do órgão, na avenida Ville Roy, bairro São Vicente, em Boa Vista, e reuniu dezenas de indígenas, tuxauas, psicólogos, colegas de enfermagem e outros profissionais da saúde indígena.
Primeira mulher indígena a ocupar o cargo, Letícia destacou a importância da união entre os trabalhadores para enfrentar os desafios da gestão. Segundo ela, o sistema está parado, enfraquecido, e precisa do esforço coletivo para voltar a funcionar. Afirmou que o momento representa também uma vitória das mulheres indígenas e pediu o apoio de todos para que o trabalho seja guiado com responsabilidade e compromisso.
Letícia tem 33 anos de experiência no DSEI Leste. Iniciou a carreira como agente de saúde, atuou como técnica de laboratório e, nos últimos dez anos, trabalhou como enfermeira.
Durante o evento ela relatou que enfrentou resistências dentro da própria instituição, como quando foi desencorajada a assumir cargos de responsabilidade e afirmou que mesmo assim, decidiu seguir em frente e reforçou o compromisso com uma gestão transparente e voltada à qualidade no atendimento aos 67 mil indígenas atendidos pelo distrito.