O senador Hiran Gonçalves (PP) não gostou de recentes manifestações da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, declarando que o governador de Roraima, Antonio Denarium (PP), incentiva, apoia e fomenta a atividade de garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. Relator da Comissão Temporária Externa para acompanhar a situação dos Yanomami e a saída dos garimpeiros, o senador convocou a ministra para esclarecer as acusações.
“A ministra Sônia Guajajara vem reiteradamente em suas manifestações colocando políticos de Roraima e o Governo de Roraima como coniventes e incentivadores da presença e permanência de garimpeiros em território Yanomami. Isso não é verdade. Nós não somos a favor de garimpo ilegal. Essas narrativas que são colocadas na imprensa geram uma confusão na opinião pública e geram fragilidade pro nosso Estado”, declarou o senador em entrevista à Rádio Senado.
Em outro requerimento, Gonçalves solicita informações ao ministro da Justiça, Flávio Dino, sobre a atual situação no território Yanomami quanto à segurança pública diante dos conflitos ocorridos no fim de abril envolvendo indígenas, garimpeiros e agentes públicos.
O senador também pede audiência pública para discutir medidas de prevenção a médio e longo prazo para impedir atividades ilegais de garimpo em terras indígenas. Também foram aprovados pela comissão requerimentos do presidente do colegiado, o senador Chico Rodrigues (PSB). O primeiro é para uma diligência externa para avaliar a atividade garimpeira na região de Peixoto de Azevedo em Mato Grosso.
O segundo é sobre a fiscalização do Tribunal de Contas da União de Recursos previstos em medida provisória editada pelo Governo Federal para atender necessidades emergenciais de comunidades indígenas.
Foto: divulgação