A Secretaria da Fazenda do Pará informou que proprietários de veículos com placas finais de 41 a 61 podem pagar o IPVA 2026 com desconto de até 15% até a próxima terça-feira dia 13 de janeiro. O benefício é válido para contribuintes sem multas de trânsito.
O desconto é de 15% para quem está há dois anos sem autuações, 10% para quem não recebeu multas no último ano e 5% para as demais situações. Quem não optar por desconto pode parcelar o IPVA em até três vezes antes do vencimento ou pagar o valor integral na data do licenciamento anual no Detran. Após o prazo, a cobrança passa a ter multa e juros.
Para motos e motonetas de até 200 cilindradas, novas ou usadas, e cujo proprietário não tenha outro veículo, o IPVA pode ter redução cumulativa, somando os descontos por bom comportamento no trânsito com a isenção parcial prevista na Lei nº 6.017/96. A isenção é integral para veículos há dois anos sem multas, de 50% quando há uma multa no período e de 30% nos demais casos.
As vantagens também se aplicam ao pagamento antecipado em cota única, podendo acumular os percentuais. Segundo o secretário da Fazenda René Sousa Júnior, é possível obter “uma economia ainda maior no pagamento do IPVA”, ao antecipar o valor e aproveitar simultaneamente os descontos para motos e motonetas de até 200 cilindradas.
A consulta do valor e a emissão do Documento Estadual de Arrecadação podem ser feitas no site da Sefa. O pagamento pode ser realizado por Pix ou por código de barras em instituições bancárias autorizadas e casas lotéricas.
A alíquota do IPVA é de 2,5% para automóveis, caminhonetes e embarcações recreativas e esportivas de uso não comercial. Para ônibus, microônibus, caminhões, cavalos mecânicos, motocicletas e similares, a alíquota é de 1%. Veículos com mais de 15 anos de fabricação têm isenção automática. Embarcações e aeronaves devem recolher o imposto até 30 de junho.
O contribuinte também pode buscar atendimento pelo site www.sefa.pa.gov.br, pelo call center no número 0800-725-5533, das 8h às 18h de segunda a sexta-feira, ou pelo chat disponível na página da Secretaria da Fazenda.
Saiba mais:
Investimentos do Governo do Pará ampliam rede de saúde e serviços de alta complexidade em Belém
Acesse o nosso perfil no Instagram


