Uma antiga demanda da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Roraima (UFRR) – a construção do novo Centro de Convivência do Campus Paricarana, teve sua ordem de serviço assinada na tarde desta sexta-feira, 29. Após cerimônia simbólica no gabinete do reitor, professor José Geraldo Ticianeli, houve uma visita ao local da obra que deve ser concluída em até 10 meses.
A deputada federal Helena Lima (MDB) destinou R$ 3,5 milhões em emenda parlamentar para viabilizar a iniciativa, fruto de diálogo direto com a administração da universidade.
“Acabamos de assinar a ordem de serviço dessa obra, um centro de convivência para os alunos, para os professores e para toda a comunidade aqui do campus do Paricarana, da Universidade Federal. E essa obra é muito importante, porque ela vai trazer momentos de lazer, momentos de estudo e momentos de pesquisa. É uma obra muito importante para os acadêmicos”, declarou a parlamentar.
Ela reforçou o caráter estratégico do investimento: “São mais de 3 milhões e meio enviados para a educação, e educação não é despesa. Educação, como eu sempre falo, é investimento”, disse.
O novo Centro de Convivência terá 1.578 m² de área construída, com 17 ambientes, entre eles lanchonetes, palco para eventos culturais, sala de co-working, vestiários e espaços de convivência. A estrutura terá capacidade para receber cerca de 500 pessoas, entre estudantes, professores e servidores.
O reitor José Geraldo Ticianeli destacou a importância da iniciativa para a vida acadêmica e agradeceu a liberação dos recursos. “Em nome da comunidade da Universidade Federal, agradecê-la pelo seu apoio, pela destinação dessa emenda, que ela concretiza um anseio muito grande da nossa comunidade, que era ter um centro de convivência aqui no campus Paricarana”, disse ao complementar que o local servirá como “integração dos nossos estudantes, aprendizado, momentos festivos e de apresentação de show”.
“Marca a concretização de um sonho, e que nós possamos fortalecer a educação do nosso estado e que a Universidade Federal possa fortalecer sua missão, que é transformar a região na qual está inserida”, destacou.
Reconstrução
O investimento também resgata um espaço que já existiu, mas foi abandonado. Reportagem publicada pela imprensa local em maio deste ano mostrou que o antigo Centro de Convivência da UFRR está fechado, sem manutenção, tomado por infiltrações e considerado inseguro pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Com a nova obra, a universidade terá de volta um espaço digno para a convivência estudantil, garantindo lazer, cultura, pesquisa e integração acadêmica.
Mais investimentos
O apoio da parlamentar à universidade não se restringe ao novo Centro de Convivência. Em abril de 2024, Helena destinou recursos para a criação do curso de Pedagogia em São João da Baliza. Ela foi responsável por ministrar a Aula Magna da primeira turma, que atende estudantes da região Sul de Roraima. A ação fortalece a interiorização da UFRR e contribui para a formação de professores da educação básica.