Neste domingo, 3, o Instituto Action divulgou uma pesquisa sobre as eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM), que ocorrem em menos de 15 dias.
Segundo o levantamento, o atual presidente Jean Cleuter lidera a disputa com ampla vantagem, registrando 68,4% das intenções de voto no cenário estimulado — onde os candidatos são apresentados com nome e foto. Em segundo lugar está a advogada Grace Benayon, com 15,4%, seguida por Kennedy Tiradentes, que aparece com 3,7%. Os eleitores que ainda não escolheram um candidato somam 12,5%. A votação será realizada no próximo dia 19.
Com uma margem de erro de 5 pontos percentuais, Jean Cleuter pode alcançar até 73,4% das preferências, o que representa quase cinco vezes mais do que a segunda colocada.
“Quero agradecer a cada colega advogado por confiar em nossa chapa, que conta com minha vice, Denize Aufiero, para o triênio 2025/2027. Seguimos empenhados em fortalecer a OAB-AM e garantir as prerrogativas necessárias para o exercício profissional em todo o estado”, afirmou Jean Cleuter, candidato da Chapa 30.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1 e 2 de novembro, com 366 advogados aptos a votar, por meio de entrevistas telefônicas. O Action informou que utilizou o método survey com amostragem aleatória simples, tendo erro amostral de 5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado na Comissão Eleitoral da OAB, em conformidade com o Provimento 222/2023 do CFOAB.
Entre as propostas da Chapa 30 para o próximo mandato (2025-2027) estão a criação de uma Procuradoria de Defesa e Assistência de Honorários, implementação de um canal para denúncias suplementares, melhoria da segurança no exercício da advocacia em áreas isoladas, apoio à advocacia no interior, central de alvarás, ampliação de cursos, incentivo à aquisição de equipamentos para escritórios, atendimento online pela OAB, iniciativas para uma advocacia inclusiva e diversificada, apoio à jovem advocacia, estruturação de uma Ouvidoria da Mulher, criação de um Observatório da Mulher, fomento ao empreendedorismo feminino na advocacia, Programa de Saúde Integral e fiscalização do Balcão Virtual dos Tribunais.
Jean Cleuter Simões Mendonça é advogado e administrador, com mestrado em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e atua como professor de Direito Processual Civil. Reconhecido por sua atuação em Direito Tributário, especialmente no contexto da Zona Franca de Manaus, já ocupou o cargo de conselheiro federal da OAB, foi relator da inclusão da advocacia no Simples Nacional e presidiu a Comissão Nacional de Direito Tributário da OAB entre 2013 e 2015. É sócio da Simões Mendonça Advogados, natural de Manaus, casado e pai de dois filhos.
Aldenize Magalhães Aufiero é advogada e já presidiu a Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAAAM), além de ter liderado a Comissão S.O.S. Mulher da OAB-AM. Natural de Benjamin Constant, é sócia da Aufiero & Associados e do Preparatório Aufiero. É casada e mãe de dois filhos.