agosto 20, 2025
InícioAmazonasManaus sedia SBGames 2024, maior evento de jogos do Brasil, entre 30...

Manaus sedia SBGames 2024, maior evento de jogos do Brasil, entre 30 de setembro e 3 de outrubro

Publicado em

O marco legal para a indústria de jogos eletrônicos, em vigor desde maio deste ano, representa um impulso para a promoção do mercado de games no Amazonas. Diante da nova legislação, a Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA) traz para Manaus, pela primeira vez, o Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames).

A 23ª edição do principal evento do segmento no Brasil será entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro e tem inscrições abertas pelo site https://sbgames.org/sbgames2024. O simpósio é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com organização do Governo do Amazonas, por meio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O diretor da EST/UEA, Prof. Dr. Jucimar Maia Júnior, afirma que a intenção de trazer um evento internacional de games e entretenimento digital para Manaus é aproximar a produção acadêmica das empresas internacionais ligadas ao mercado de jogos eletrônicos, que gerou US$ 183,9 bilhões globalmente em 2023, segundo relatório da consultoria Newzoo.

“O desenvolvedor de jogos é a profissão do futuro, principalmente no Brasil, porque agora temos o marco legal que está trazendo muitas modificações importantes e positivas para esse mercado. Ainda está na fase inicial, mas as perspectivas são bastante promissoras. A indústria de games, inclusive, será um dos eixos do futuro Parque Tecnológico que vamos implantar na UEA”, ressalta o diretor.

O marco legal busca regular todos os aspectos relevantes da produção de games. Pela lei, a indústria de jogos eletrônicos passa a contar com incentivos à economia do setor e renúncia fiscal semelhantes aos previstos para o setor cultural via Lei Rouanet e Lei do Audiovisual. O objetivo é promover a produção de conteúdo, com redução de tributos, como o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de equipamentos necessários ao desenvolvimento de jogos.

Atualmente, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina e o 13º no ranking mundial, responsável por movimentar cerca de US$ 12 bilhões ao ano. No ano passado, o setor cresceu 3,2% em termos de quantidade de desenvolvedores e já são mais de 1 mil estúdios abertos no país, dentre os quais nove no Amazonas.

Laboratório

A EST/UEA já possui o Laboratório de Tecnologia, Inovação e Economia Criativa (Ludus), que desenvolve projetos de jogos digitais em parceria com a empresa TecToy. O espaço, incentivado por meio da Lei de Informática, atua para a criação de um polo de empreendedorismo digital por meio da formação de pessoas e desenvolvimento de tecnologias.

“A nossa Escola de Tecnologia conta com professores extremamente capacitados e que atuam com foco no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções. Os jogos eletrônicos estão dentro deste escopo e fazem parte de um mercado em ascensão. Por meio das iniciativas de nossos pesquisadores, a UEA contribui significativamente para o fortalecimento da economia da nossa região”, enfatiza o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib.

O simpósio

O SBGames é dividido em seis categorias, chamadas de trilhas científicas: Arte & Design, Computing, Cultura, Educação, Indústria e Saúde. Além disso, haverá dez principais atividades, dentre as quais: palestras, apresentação de livros, festivais de artes e de jogos, fórum de ensino de jogos digitais e de esportes eletrônicos.

Maior encontro acadêmico da América Latina na área de Jogos e Entretenimento Digital, o SBGames 2024 será realizado na EST/UEA de forma simultânea a outros três eventos internacionais de tecnologia, promovidos pela SBC, tornando Manaus a capital nacional dos games.

Os chamados “eventos-irmãos” do SBGames serão: Sibgrapi 2024, uma conferência sobre gráficos, padrões e imagens; SVR 2024, um simpósio de Realidade Virtual e Aumentada; e o IFIP-ICEC 2024, uma conferência sobre computação de entretenimento.

Realização

Realizado pela SBC e organizado pela UEA, o SBGames 2024 tem o patrocínio do Instituto SiDi, Sidia Instituto de Ciência e Tecnologia, Instituto de Pesquisas Eldorado e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Governo Federal.

O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam); Secretaria de Estado de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti); Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa; Instituto Federal do Amazonas (Ifam); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa); Centro Universitário Fametro; Ludus Lab; Federação Amazonense de E-Sports (Faesp); e Grupo Solar, através das marcas Coca-Cola, Fanta, Crystal Purificada e Monster Energy.

spot_img

Últimos Artigos

Indiciados pela PF, Bolsonaro e Eduardo são acusados de coação e tentativa de abolir o Estado Democrático

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo...

Agentes da Guarda Civil Municipal concluem curso de Suporte Básico de Vida no SAMU BV

Quinze agentes do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) concluíram nesta...

Em São Paulo, Helder Barbalho cobra financiamento internacional para Amazônia

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu nesta quarta-feira (20), durante a 26ª...

Assembleia de Roraima aprova LDO 2026 com emendas e participação popular

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, nesta quarta-feira (20), a Lei de Diretrizes...

Mais como este

Indiciados pela PF, Bolsonaro e Eduardo são acusados de coação e tentativa de abolir o Estado Democrático

A Polícia Federal (PF) indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Eduardo...

Agentes da Guarda Civil Municipal concluem curso de Suporte Básico de Vida no SAMU BV

Quinze agentes do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) concluíram nesta...

Em São Paulo, Helder Barbalho cobra financiamento internacional para Amazônia

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), defendeu nesta quarta-feira (20), durante a 26ª...