A governadora do Pará, Hana Ghassan (MDB), inaugurou nesta quinta-feira (25) a 33ª Usina da Paz (UsiPaz) do Estado, instalada no município de Óbidos, no oeste paraense. A entrega ocorreu dois dias após a inauguração da unidade de Santarém, ampliando a presença do programa no Baixo Amazonas.
Coordenadas pela Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), as Usinas da Paz integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz) e oferecem gratuitamente serviços de cidadania, saúde, educação, esporte, cultura, lazer e qualificação profissional.
Durante a cerimônia, Hana Ghassan afirmou que a nova unidade representa mais um avanço na política de inclusão social desenvolvida pelo governo estadual.
“Estamos muito felizes de estar aqui em Óbidos, fazendo a entrega desse que é o maior instrumento de cidadania e transformação social que existe no Brasil, que é a Usina da Paz. Este espaço está entregue para ser a segunda casa da população. A Usina da Paz vai oferecer serviços e cursos de capacitação para pessoas de todas as idades, para prepará-las para o mercado de trabalho e para a vida. Reforço que ninguém paga nada para usar a Usina da Paz”, destacou a governadora.
Mais de 70 serviços gratuitos
Localizada na Rodovia PA-437, na confluência com a Estrada do Cumaru, a Usina da Paz de Óbidos disponibilizará mais de 70 serviços gratuitos à população.
Entre eles estão emissão de documentos, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, cursos de qualificação profissional, inclusão digital, reforço escolar, atividades esportivas, culturais e de lazer.
O complexo conta com consultórios de saúde, biblioteca, salas de informática, robótica, música e dança, espaço de gastronomia, ambiente para cursos de corte e costura, piscina, complexo poliesportivo, quadra de areia, academia ao ar livre, playground infantil, horta comunitária, praça multicultural e espaço pet.
As obras da unidade tiveram início em 2023, por meio de parceria entre o Governo do Pará e a empresa Vale, dentro do Programa Estrutura Pará. Segundo o governo estadual, a construção gerou aproximadamente 200 empregos diretos.
Expansão do programa
A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Marilda Braga, destacou que a expansão das Usinas da Paz reforça a política de inclusão social em todas as regiões do Pará.
“Cada nova Usina da Paz representa mais oportunidades para quem mais precisa. Este é um espaço construído para acolher as famílias, fortalecer vínculos, promover cidadania e oferecer acesso gratuito a serviços essenciais. Com Santarém e agora Óbidos, o Baixo Amazonas passa a contar com uma estrutura que vai transformar a vida de milhares de pessoas”, afirmou.
O prefeito de Óbidos, Jaime Silva, também ressaltou a importância da entrega para o município.
“Falar da Usina da Paz é falar do carinho e da preocupação que o governo do Estado tem com a população, principalmente com aqueles que mais precisam da mão do Estado”, disse.
Programa soma 33 unidades
Com a inauguração da unidade de Óbidos, o Pará passa a contar com 33 Usinas da Paz em funcionamento. Desde a implantação da primeira unidade, em 2021, os complexos já realizaram mais de 15 milhões de atendimentos gratuitos em diversas regiões do Estado.
Além das unidades já em funcionamento, outras cinco estão em construção nos municípios de Ananindeua (segunda unidade), Viseu, Breves, Portel e Parauapebas (segunda unidade).

