O prefeito Arthur Henrique (MDB) empossou 71 novos servidores no quadro da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), nesta quarta-feira, 17. São 46 cuidadores escolares, dois professores de Educação Física e 23 assistentes de aluno.
Todos os novos servidores são do quadro reserva dos concursos de 2018 e 2019, ainda vigentes nesta gestão. O certame de 2018 ofertou mil vagas e com a convocação mais recente, já foram empossados mais 2,5 mil convocados. No de 2019 foram ofertadas 430 vagas e foram empossados mais de 540 convocados.
Nos últimos dois anos, a Prefeitura empossou mais de 1,4 mil novos servidores em diferentes áreas do município. O prefeito Arthur Henrique ressaltou que a ampliação da rede municipal de ensino requer novos profissionais efetivos e capacitados. O concurso da Educação em andamento oferta mais 771 vagas para posse imediata e mais 386 para quadro reserva.
“A nossa educação municipal tem avançado muito nos últimos anos, e a chegada desses profissionais irá fortalecer ainda mais a educação de Boa Vista”, afirmou o prefeito.
Ítala Raissa foi uma das empossadas no cargo de assistente cuidador de aluno. Ela foi para a cerimônia de posse acompanhada do filho e afirma que não vê a hora de começar a trabalhar e iniciar uma nova jornada profissional.
“Fiz o concurso em 2019 e achava que nem seria mais chamada. Fiquei surpresa e muito feliz quando vi meu nome no Diário Oficial. Sendo concursada terei a tão sonhada estabilidade no trabalho. Não vejo a hora de poder começar a trabalhar”, declarou emocionada.
Investimentos na educação
Além do reforço no quadro de servidores, a educação municipal tem recebido investimentos constantes tanto na Capital quanto na zona rural e comunidades indígenas. São obras de ampliação de escolas e creches, reforço no time de profissionais, capacitações e programas de atendimento que melhoram o desempenho dos alunos em sala de aula.
Em dois anos, a prefeitura ampliou em 95% a oferta de vagas na capital. Em 2021, o município atendeu cerca de 2,5 mil estudantes e este ano subiu para mais de 4,9 mil crianças atendidas.
Foto: divulgação/PMBV