Pessoas com mais de 18 anos já podem tomar a dose bivalente contra a Covid-19 em Boa Vista a partir desta quarta-feira, dia 26. No entanto, para estar apto a tomar a vacina, é preciso que a pessoa tenha pelo menos duas doses da Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer como esquema primário há, pelo menos, quatro meses.
A Secretaria Municipal de Saúde abasteceu as 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Boa Vista com doses do imunizante. A coordenadora de Imunização, Christianny Filgueiras afirmou que as salas de vacina estão prontas para atender esse novo público-alvo.
“Mesmo quem está com alguma dose de reforço da monovalente em atraso, pode se vacinar com a bivalente, respeitando o intervalo de quatro meses da última dose. Com isso, a pessoa pode ir a uma de nossas UBSs, com documento de identificação, cartão de vacina e o cartão do SUS para receber a vacina”, orientou a coordenadora de Imunização, Christianny Filgueiras.
O Ministério da Saúde liberou a aplicação do imunizante para esse público na segunda-feira, 24. O reforço melhora a imunidade contra a cepa original do coronavírus, além da variante Ômicron. Ainda conforme o Ministério da Saúde, o imunizante é eficaz, evita complicações decorrentes da Covid-19 e tem segurança comprovada.
Cobertura em Boa Vista
A campanha de vacinação bivalente começou há dois meses na capital. Desde o dia 27 de fevereiro, 6.891 pessoas receberam a dose de reforço do imunizante em Boa Vista.
A campanha iniciou atendendo o grupo prioritário, como pessoas com mais de 60 anos, gestantes puérperas, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos. Já para as pessoas maiores de 12 anos de idade com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, a vacinação iniciou no dia 3 deste mês de abril.
A ampliação do público-alvo para todas as pessoas acima de 18 anos de idade tem o objetivo de reforçar a proteção contra a covid-19 e melhorar a cobertura vacinal entre a população.
Foto: divulgação/PMBV