O fortalecimento e difusão da cultura regional por toda a cidade de Manaus é uma das prioridades da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Nesta segunda-feira, 17, o diretor-presidente da instituição, Osvaldo Cardoso, apresentou à Câmara Municipal de Manaus diversos projetos previstos para o segundo trimestre de 2023. Os de maior destaque são o “Arte pela Cidade” e o “Festival Folclórico do Amazonas”.
Durante a agenda na casa legislativa, Cardoso iniciou tratativas para obter apoio dos vereadores para eventos de pequeno, médio e grande porte, importantes para o fortalecimento das políticas públicas culturais e geração de postos de trabalho na cidade.
“Vim a esta honrosa casa, me colocar à disposição dos nobres vereadores, e dizer que a nossa gestão quer somar com todos e que a ajuda deles é imprescindível para que projetos culturais alcancem as pessoas da periferia, não apenas com eventos, mas com oficinas de música, dança, pintura, cinema, dentre outros, importante para o fortalecimento cultural da cidade”, explicou o diretor-presidente da Manauscult, Osvaldo Cardoso.
Mostra de Arte Indígena
Dentre as ações que compõem a agenda de desenvolvimento da cultura para o trimestre, Cardoso destacou o lançamento da 2ª Mostra de Arte Indígena, evento que faz parte do programa de promoção e preservação da ancestralidade, e que vai contar com a participação de 26 artistas indígenas de 12 etnias, além de um público médio 500 visitantes.
Também estão planejadas pela Manauscult, para os próximos meses, ações que englobam a capacitação de artistas, difusão cultural e fomento por meio de editais, tanto para a cultura quanto para o turismo.
Foto: divulgação/Manauscult