janeiro 27, 2026
InícioParáReconstrução do CAPS Renascer amplia atendimento e passa a funcionar 24 horas...

Reconstrução do CAPS Renascer amplia atendimento e passa a funcionar 24 horas em Belém

Unidade estadual no bairro do Marco ganhou novos espaços, cinco leitos de observação e reforço no atendimento a pessoas em crise psíquica

Publicado em

A reconstrução do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Renascer, no bairro do Marco, em Belém, foi entregue nesta segunda-feira (26) pelo Governo do Pará e ampliou a capacidade de acolhimento em saúde mental, com funcionamento 24 horas e novos leitos de observação. A unidade é referência no atendimento a pessoas em sofrimento psíquico e integra a Rede de Atenção Psicossocial do Estado.

Com a obra concluída, o CAPS Renascer passou a contar com consultórios, salas para atendimentos individuais e coletivos, espaços para atividades terapêuticas, recreação e convivência, além de cinco leitos de observação com funcionamento ininterrupto. O serviço oferece cuidados intermediários, acolhimento para internação de curta duração e acompanhamento ambulatorial.

O diretor da unidade, Marcos Andrade, destacou que a ampliação do serviço atende a uma demanda histórica da capital. “A saúde mental em Belém tem um gargalo muito grande, e a abertura de um serviço 24 horas, faz a diferença na região. Além disso, uma pessoa que esteja passando por uma crise intensa, pode ficar até 14 dias com a gente para receber o tratamento adequado”, explicou.

Segundo a terapeuta ocupacional Izabela Negrão, que atua há mais de duas décadas no CAPS Renascer, o trabalho desenvolvido na unidade tem como foco a autonomia e a reinserção social dos usuários. “O nosso trabalho é dar sentido à vida das pessoas, por meio de atividades terapêuticas que promovem autonomia e reinserção social. Combatemos os sintomas com medicação, psicoterapia e práticas integrativas em saúde”, afirmou.

Ela também ressaltou que as atividades incluem práticas corporais, ações no território e oficinas artísticas e artesanais, voltadas inclusive à geração de renda. “Essa reforma foi fantástica. Hoje temos mais qualidade nos espaços, conseguimos realizar um atendimento mais adequado e oferecer mais conforto à população. Era um desejo antigo da equipe e ficamos muito felizes em ver isso concretizado”, disse.

A solenidade de entrega contou com a presença da vice-governadora Hanna Ghassan, que destacou a importância do investimento em saúde mental no Estado. “O CAPS Renascer é uma estrutura do estado que foi reconstituída. Um espaço de acolhimento com psicólogos, psiquiatras e terapeutas. Nós sabemos que a saúde mental é um bem precioso e a sociedade atualmente é bastante atingida. Ter um espaço como esse totalmente reconstituído, proporciona mais conforto e melhor atendimento para quem é atendido e para quem trabalha”, enfatizou.

Já o secretário de Estado de Saúde Pública, Ualame Machado, afirmou que a ampliação dos serviços é estratégica para a política pública de saúde. “Acompanhamos de perto as obras para garantir que tudo estivesse à disposição da população. Dentro da lógica da saúde pública, sabemos da importância do cuidado com a saúde mental e da necessidade de políticas públicas e investimentos que assegurem um atendimento qualificado e humanizado para quem precisa”, declarou.

Os Centros de Atenção Psicossocial seguem o modelo comunitário e territorial da Política Nacional de Saúde Mental e substituem os antigos hospitais psiquiátricos, funcionando como porta de entrada da rede de serviços. Em situações de crise, a população pode buscar atendimento pelo Samu, UPAs 24 horas, serviço de emergência psiquiátrica do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna ou pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), no telefone 188.

Veja também:

Há mais de uma semana em greve, servidores da assistência social de Belém fazem ato no Ver-o-Peso

Acesse o nosso perfil no Instagram 

spot_img

Últimos Artigos

TSE prevê fim do sigilo do CPF de candidatos nas eleições de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral prevê o fim do sigilo do CPF de candidatos a...

Prefeito de Vilhena confirma pré-candidatura ao Governo de Rondônia pelo Podemos

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), confirmou que o prefeito de Vilhena,...

PF cumpre novos mandados da Operação Bisturi em Rondônia para apurar apoio à fuga de investigadas

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira, 27 de janeiro, quatro mandados de busca e...

TRF-1 concede liberdade a sojeiro condenado por homicídio e investigado por grilagem no Pará

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) concedeu liberdade ao sojeiro Debs Antônio...

Mais como este

TSE prevê fim do sigilo do CPF de candidatos nas eleições de 2026

O Tribunal Superior Eleitoral prevê o fim do sigilo do CPF de candidatos a...

Prefeito de Vilhena confirma pré-candidatura ao Governo de Rondônia pelo Podemos

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes (Podemos), confirmou que o prefeito de Vilhena,...

PF cumpre novos mandados da Operação Bisturi em Rondônia para apurar apoio à fuga de investigadas

A Polícia Federal cumpriu, nesta terça-feira, 27 de janeiro, quatro mandados de busca e...