A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira, 29, a quinta fase da Operação Deep Storage, com o objetivo de combater o armazenamento de imagens relacionadas ao abuso sexual infantojuvenil, em Boa Vista.
Durante a ação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão na residência do investigado, resultando na apreensão de um aparelho celular. O material foi encaminhado para perícia a fim de identificar possíveis evidências digitais que confirmem a prática do crime investigado.
De acordo com a PF, a operação faz parte de um esforço contínuo de investigação e repressão a crimes praticados na internet envolvendo a exploração sexual de crianças e adolescentes. O trabalho é conduzido com base no artigo 241-E do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), que define como crime o armazenamento, posse ou divulgação de material que envolva crianças ou adolescentes em atividades sexuais explícitas ou exibição de órgãos genitais para fins sexuais.
A instituição reforça que, embora o termo “pornografia infantil” ainda conste na legislação, o uso de expressões como “abuso sexual de crianças e adolescentes” ou “violência sexual infantojuvenil” é recomendado pela comunidade internacional para evidenciar a gravidade e a natureza violenta desses crimes.
A Polícia Federal também destacou a importância de pais e responsáveis acompanharem e orientarem seus filhos sobre o uso seguro da internet. Segundo a corporação, conversar sobre os riscos virtuais, monitorar o acesso a redes sociais, jogos e aplicativos e observar mudanças bruscas de comportamento são medidas essenciais para prevenir abusos.
A instituição orienta que crianças e adolescentes sejam informados sobre como reagir diante de contatos inadequados em ambientes virtuais e saibam que podem buscar ajuda. A PF reforça que a prevenção e a informação continuam sendo as formas mais eficazes de proteção contra crimes dessa natureza.
Veja também:
Boa Vista sedia encontro 57ª edição de encontro nacional de corregedoras e corregedores eleitorais
Acesse o nosso perfil no Instagram


