Durante o Fórum Esfera Internacional, realizado nesta quinta-feira (10) no Theatro da Paz, em Belém, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou que o governo federal vai investir R$ 300 milhões em 2026 para reduzir o custo da conta de energia no Pará. O evento, que antecede a COP30, reuniu autoridades e especialistas para debater transição energética, desmatamento e descarbonização.
Silveira destacou a contradição entre o papel estratégico do Pará na geração de energia limpa e o fato de o estado ainda pagar uma das tarifas mais altas do país.
“Há um ponto central, que é o estado que mais gera energia limpa e renovável para o Brasil, dando segurança energética ao país, mas tem uma das contas de energia mais caras. Por isso, quero anunciar que o governo vai investir R$ 300 milhões no ano que vem para diminuir o impacto da conta de energia no Pará”, afirmou o ministro.
Ele explicou que o aporte virá de recursos aprovados da UBP (Universalização e Barateamento da Energia) e será utilizado para compensar o aumento tarifário previsto para agosto de 2026, no ciclo da distribuidora local.
“Nós utilizaremos recursos aprovados da UBP para minimizar o impacto da conta de energia do Pará. É um trabalho do governador Helder Barbalho”, completou Silveira.
O Fórum Esfera Internacional ocorre pela primeira vez no Brasil e tem como objetivo antecipar as discussões que estarão em pauta na COP30, marcada para novembro de 2025 em Belém.
Veja também:
Governo do Pará anuncia plano de mobilidade para a COP30 em Belém
Acesse o nosso perfil no Instagram


