A Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) aprovou, nesta terça-feira (30), o projeto de lei que institui a Política Estadual de Incentivo ao Ecoturismo e ao Turismo Sustentável. A proposta segue agora para sanção do governo estadual.
De autoria dos deputados Armando Neto e Lucas Souza (PL), o texto autoriza a implementação de programas voltados à visitação controlada de áreas naturais, com uso responsável dos recursos ambientais e práticas que evitem desperdícios.
Além de fomentar atividades turísticas, o projeto tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico aliado à preservação ambiental, com ações de conscientização e capacitação da população para práticas sustentáveis.
“Esse projeto vai ao encontro do interesse social e político, pois vai incentivar e aquecer o turismo local. Fazer esse gesto junto ao turismo é também pensar na sustentabilidade, na preservação da biodiversidade, favorecendo a economia local”, afirmou o deputado Armando Neto durante a votação.
A política estadual também prevê a participação da iniciativa privada, permitindo que empresas do setor turístico atuem com responsabilidade ambiental, garantindo que suas atividades não causem danos ao meio ambiente ou contribuam para a recuperação de áreas degradadas.