A atual secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, será a nova titular da pasta no lugar de Celso Sabino, que confirmou sua saída do cargo em entrevista ao jornal O Liberal. Assim como Sabino, a futura ministra também é paraense e já acompanha de perto os projetos do ministério, incluindo os programados para os próximos meses.
A decisão de Sabino foi comunicada após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na última sexta-feira (19). Ele explicou que a entrega do cargo atende a uma exigência do União Brasil, partido ao qual é filiado.
Mesmo após anunciar a saída, Sabino segue cumprindo compromissos oficiais neste fim de semana, participando inclusive do Festival do Sairé, em Santarém, evento apoiado pelo Ministério do Turismo. A carta de demissão deve ser entregue formalmente ao presidente Lula na próxima quarta-feira (24).
Segundo o ex-ministro, sua decisão representa uma “escolha pelo Pará”, destacando que a pasta continuará sob o comando de um representante do estado.
Com a saída do Ministério, Celso Sabino volta a ocupar sua cadeira na Câmara dos Deputados, retomando o mandato que vinha sendo exercido pelo suplente Hélio Leite. Paralelamente, o ex-ministro já se movimenta nos bastidores para lançar sua pré-candidatura ao Senado em 2026.
Saiba mais:
Após ultimato do União, Celso Sabino tem reunião com Lula sobre permanência no Ministério do Turismo
Acesse o nosso perfil no Instagram