Apesar de parecer distante, as eleições de 2024 estão cada vez mais próximas. No pleito do ano que vem, a população deverá escolher os vereadores e o prefeito que irá comandar Boa Vista por mais quatro anos. O atual ocupante do cargo, Arthur Henrique (MDB), que está no primeiro mandato, incomoda adversários do MDB e mantém musculatura para a reeleição.
Nos bastidores da política roraimense, já surgiram alguns nomes que estão de olho na disputa pelo comando do Palácio 9 de Julho. O atual presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), o deputado Soldado Sampaio (Republicanos), já foi até anunciado pelo 2º Vice-Presidente Nacional do Republicanos, o senador Mecias de Jesus, como pré-candidato à Prefeitura, mas ainda precisa garantir o apoio do governador Antonio Denarium (PP).
Rumores de um racha dentro do MDB se ‘dissolveram’ recentemente após Teresa Surita garantir que não será candidata e declarar apoio à reeleição de Arthur Henrique. O atual prefeito foi vice de Teresa no último mandato da emedebista, entre 2017 e 2020. Outro apoio já declarado é o do líder do MDB em Roraima, Romero Jucá.
Além do apoio de Jucá e Teresa, que foi bem avaliada pela população nos cinco mandatos em que foi prefeita da capital roraimense, Arthur vem fazendo o próprio nome e tem mostrado trabalho que incomoda os adversários.
Nos dois primeiros anos à frente da Prefeitura de Boa Vista, Arthur enfrentou uma escassez de recursos de emendas parlamentares devido a falta de apoio dos deputados e senadores de Roraima. Mas com uma boa articulação em Brasília, isso não impediu o prefeito de buscar recursos diretamente na fonte, junto ao Governo Federal para executar projetos e obras.
Com as eleições de 2022, uma parte da bancada federal e da ALE-RR foi renovada e, atualmente, Arthur conta com uma base aliada mais fortalecida. O mesmo aconteceu na Câmara Municipal de Boa Vista, alguns vereadores conhecidos por fazerem parte da bancada de Denarium no Legislativo Municipal, passaram demonstrar publicamente apoio à gestão de Arthur.
Além da articulação política fortalecida, os adversários de Arthur também precisam lidar com a boa avaliação da gestão do atual prefeito junto à população de Boa Vista. Arthur tem estado cada vez mais próximo da população e marca forte presença nas redes sociais, onde compartilha o trabalho feito pela cidade. No entanto, o contato não fica apenas no mundo virtual. Os compromissos na agenda de Arthur vão desde vistorias de obras a participação em eventos.
Com todos esses fatores, não será uma missão fácil para a oposição tirar a Prefeitura de Boa Vista das mãos de Arthur Henrique.
Foto: Divulgação