janeiro 10, 2026
InícioRoraimaRoraima adere ao Amber Alert Brasil para busca de crianças desaparecidas

Roraima adere ao Amber Alert Brasil para busca de crianças desaparecidas

Publicado em

O Governo de Roraima, por meio da PCRR (Polícia Civil de Roraima) aderiu ao sistema Amber Alert Brasil, uma tecnologia de alerta emergencial para busca imediata de crianças e adolescentes desaparecidos, raptados ou sequestrados. O NIPD (Núcleo de Investigação de Pessoas Desaparecidas) é o ponto focal dessa iniciativa no Estado.

Em Roraima, o sistema já está em pleno funcionamento, pronto para ser acionado tanto na capital quanto no interior.

De acordo com informações prestadas pela diretora do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), delegada Miriam Di Manso, que coordena o NIPD, o Amber Alert Brasil foi criado nos Estados Unidos e adotado no Brasil por meio de um termo de cooperação entre a Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública) e os órgãos de segurança estaduais.

COMO FUNCIONA

O programa, segundo Miriam Di Manso, permite a divulgação imediata de informações sobre desaparecimentos críticos, utilizando as plataformas da Meta, como Facebook e Instagram, para ampliar o alcance e engajar a população na busca pela vítima.

A delegada explicou a importância desse avanço para a segurança pública:

“O Amber Alert representa um grande avanço para a Polícia Civil de Roraima, pois agiliza a busca por crianças e adolescentes desaparecidos. O sistema possibilita a comunicação imediata com a sociedade, ampliando significativamente as chances de localização”, disse Miriam.

A diretora reforçou que o Amber Alert não será acionado para todos os desaparecimentos, mas somente para casos em que houver risco iminente de morte ou lesão grave e quando o desaparecimento não for voluntário.

“Precisamos garantir que o sistema seja utilizado de forma responsável. Se a autoridade policial identificar que o caso atende aos critérios, os dados são enviados para Brasília, onde a equipe da Senasp, por meio do Ciberlab/DIOP, processa e dispara o alerta para os usuários das redes sociais da Meta”, explicou.

Miriam observou que até o momento, Roraima não precisou acionar o sistema, pois não houve registros de sequestros ou desaparecimentos forçados de crianças ou adolescentes. No entanto, o sistema está ativo e pode ser utilizado a qualquer momento.

USO RESPONSÁVEL

A delegada Miriam Di Manso destacou a importância de critérios rigorosos para evitar a banalização da ferramenta e garantir sua eficácia:

“Casos de fuga voluntária de crianças ou adolescentes não se encaixam nos requisitos para ativação do Amber Alert. O sistema só deve ser acionado em situações de risco real e iminente, para que sua credibilidade e eficácia sejam mantidas”, ressaltou.

A diretora explicou que a análise dos casos segue um fluxo rigoroso dentro da Polícia Civil de Roraima:

“A ocorrência é analisada pelo delegado de polícia responsável e pelo Núcleo de Investigação de Pessoas Desaparecidas, que é o ponto focal do sistema em Roraima. Após essa avaliação, o material é encaminhado à SENASP, que decide sobre a ativação do alerta”, detalhou.

A delegada ressaltou ainda que a população tem um papel fundamental na eficácia do Amber Alert:

“Caso os usuários das plataformas da Meta recebam um alerta em seus dispositivos, é essencial que fiquem atentos às informações e entrem em contato com a polícia caso tenham alguma pista sobre a criança ou adolescente desaparecido”, ressaltou.

Para a delegada-geral da Polícia Civil, Darlinda de Moura Santos Viana, a importância dessa ferramenta se justifica para garantir respostas rápidas e eficazes em casos críticos:

“O Amber Alert fortalece o compromisso do Governo de Roraima, por meio da Polícia Civil, com a proteção da infância e da adolescência. A possibilidade de mobilizar a sociedade em larga escala aumenta significativamente as chances de localização e resgate, tornando cada cidadão um aliado essencial nessa missão”, disse.

Ainda de acordo com a delegada-geral, com a adesão ao Amber Alert Brasil, a Polícia Civil de Roraima reforça sua atuação na proteção de crianças e adolescentes, garantindo que casos críticos sejam tratados com máxima prioridade e agilidade.

spot_img

Últimos Artigos

Belém inaugura primeira Clínica Veterinária Municipal de Triagem com atendimento gratuito

A Prefeitura de Belém vai ampliar os serviços gratuitos de atendimento veterinário com a...

Coronel Rosses afirma que intensificará críticas ao governo e à prefeitura após ação judicial movida por Rodrigo Sá

O vereador de Manaus, Coronel Rosses (PL), afirmou que irá ampliar as críticas e...

Belém comemora 410 anos com Domingueira no Portal da Amazônia neste domingo

Belém celebra seus 410 anos com mais uma edição da Domingueira no Portal da...

IPVA 2026 no Pará pode ser pago com até 15% de desconto até terça-feira, 13

A Secretaria da Fazenda do Pará informou que proprietários de veículos com placas finais...

Mais como este

Belém inaugura primeira Clínica Veterinária Municipal de Triagem com atendimento gratuito

A Prefeitura de Belém vai ampliar os serviços gratuitos de atendimento veterinário com a...

Coronel Rosses afirma que intensificará críticas ao governo e à prefeitura após ação judicial movida por Rodrigo Sá

O vereador de Manaus, Coronel Rosses (PL), afirmou que irá ampliar as críticas e...

Belém comemora 410 anos com Domingueira no Portal da Amazônia neste domingo

Belém celebra seus 410 anos com mais uma edição da Domingueira no Portal da...