fevereiro 5, 2025
spot_img
InícioDestaquesRORAIMAArthur Henrique anuncia entrega de mais de 20 mil kits com materiais...

Arthur Henrique anuncia entrega de mais de 20 mil kits com materiais didáticos para alunos do 3º ao 7º ano

Publicado em

O prefeito Arthur Henrique (MDB) anunciou a entrega de novos kits de materiais didáticos para alunos do 3º ao 7º ano da rede municipal, reforçando o compromisso da gestão com a qualidade do ensino. O material faz parte do Sistema MAX de Ensino e beneficiará 20.602 estudantes, com kits 100% alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Estamos garantindo que todas as escolas da rede municipal tenham acesso aos mesmos recursos e materiais de qualidade. Desde o início do ano, temos feito entregas importantes para fortalecer a estrutura do ensino e proporcionar melhores condições de aprendizado. Esse investimento reflete o nosso compromisso com uma educação acessível e de excelência para todas as crianças de Boa Vista”, afirmou o prefeito.

Para a implementação do novo material, foram adquiridos 25.476 kits para os alunos e 926 para os professores. Os livros têm aplicação bimestral e valorizam as dimensões emocional, cognitiva e social dos estudantes. Além disso, a integração das disciplinas em um único livro reduz o peso na mochila dos alunos. No 3º ao 5º ano, os kits incluem conteúdos de português, matemática, ciências, geografia e história. Já no 6º e 7º ano, os alunos recebem, além das matérias básicas, livros de artes e língua inglesa.

Educação estruturada para fortalecer a aprendizagem

Além dos materiais do Sistema MAX de Ensino, também foram adquiridos 46.507 materiais didáticos do Programa de Ensino Estruturado – Instituto Alfa e Beto (IAB), voltados para 13.940 alunos do 1º e 2º ano. Esse programa já faz parte da rede municipal e inclui literatura especializada, promovendo uma estrutura pedagógica integrada entre a secretaria, as escolas e as salas de aula.

A secretária de Educação e Cultura, Consuêlo Sales, destacou os benefícios do novo modelo de ensino. “Esses materiais garantem um trabalho de qualidade para nossos servidores e alunos. O ensino estruturado assegura que todas as escolas utilizem o mesmo conteúdo, evitando prejuízos em caso de transferência. Vale destacar que, durante a Semana Pedagógica desse ano, todos os professores foram capacitados para utilizar os novos livros em sala de aula”, ressaltou.

Impacto positivo para professores e alunos

A iniciativa foi bem recebida por gestores escolares e estudantes. A vice-gestora da Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira, Romilda Silva dos Prazeres, destacou as vantagens da integração dos conteúdos em um único material. “As disciplinas estão integradas em um só livro, evitando que os alunos precisem carregar vários materiais, diminuindo o peso na mochila. Além disso, facilita o trabalho do professor, que não precisará administrar vários materiais”, explicou.

Os alunos também demonstraram entusiasmo com os novos livros. Valentina Escobar, de 10 anos, estudante do 5º ano da Escola Municipal Maria Gonçalves Vieira, afirmou estar animada para aprender com os novos materiais. “Estou muito ansiosa para estudar utilizando esses novos livros. Será uma nova experiência e já me sinto pronta! Minhas disciplinas favoritas são Ciências e Matemática”, contou.

Já Anthony Ryan, também de 10 anos e aluno do 5º ano da Escola Municipal Maria Gonçalves Dias, elogiou a praticidade dos novos kits. “Achei legal serem todas as matérias em um só livro. Fica mais divertido aprender. Antes eu tinha que trazer um monte de livro e a mochila ficava pesada”, disse.

Inclusão e investimentos na Educação Especial e Infantil

Além dos materiais para o Ensino Fundamental, a Prefeitura também garantiu recursos para a Educação Especial. O Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista da Rede Municipal de Ensino (CETEA) e o Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) receberão 1.929 materiais pedagógicos e terapêuticos para atender 433 alunos. Os kits incluem itens como comunicação alternativa, tatames em EVA infantil, jogos pedagógicos e brinquedos adaptados.

Já a Educação Infantil recebeu um investimento significativo com a aquisição de aproximadamente 6 mil brinquedos e jogos pedagógicos para as 77 creches e pré-escolas municipais. A secretária Consuêlo Sales ressaltou a importância dessa ação. “O trabalho pedagógico na Educação Infantil apoia-se nos eixos estruturantes de interações e brincadeiras, essenciais para o desenvolvimento das crianças. Esse investimento fortalece a nossa proposta curricular e proporciona um aprendizado mais lúdico e eficiente”, afirmou.

spot_img

Últimos Artigos

Deputado propõe comissão para reforçar segurança na fronteira com a Venezuela

O deputado federal Nicoletti (União) apresentou, na última terça-feira (4), um requerimento na Câmara...

Após pressão de movimentos populares, Helder Barbalho recua e vai revogar lei que prejudicava educação indígena

Após pressão de movimentos populares e mais de 20 dias de ocupação da Secretaria...

Prefeitura asfalta 8,3 km da vicinal BVA-273, na zona rural de Boa Vista

As melhorias de infraestrutura têm avançado na vicinal BVA-273, zona rural de Boa Vista,...

David Fernandes assume presidência do Detran-AM a partir desta quarta-feira, 5

O governador Wilson Lima (União Brasil) nomeou David Fernandes dos Santos como novo presidente...
spot_img

Mais como este

Deputado propõe comissão para reforçar segurança na fronteira com a Venezuela

O deputado federal Nicoletti (União) apresentou, na última terça-feira (4), um requerimento na Câmara...

Após pressão de movimentos populares, Helder Barbalho recua e vai revogar lei que prejudicava educação indígena

Após pressão de movimentos populares e mais de 20 dias de ocupação da Secretaria...

Prefeitura asfalta 8,3 km da vicinal BVA-273, na zona rural de Boa Vista

As melhorias de infraestrutura têm avançado na vicinal BVA-273, zona rural de Boa Vista,...