O empresário José Alfredo Silva Hage Júnior, conhecido popularmente como Júnior Hage (PP), foi eleito neste domingo, 9, como o novo prefeito de Monte Alegre, município situado na região do Baixo Amazonas, que realizou eleições suplementares para o cargo executivo municipal. Ernande Silva é o novo vice-prefeito.
Na noite deste domingo, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE Pará) informou que a posse do novo prefeito, anteriormente marcada para o dia 12 de julho, “pode ocorrer até o dia 7 de julho, “mas a previsão é de que ocorra até o final deste mês de junho”, conforme nota do Tribunal.
Júnior Hage alcançou 51,32% dos votos válidos, totalizando mais de 20 mil e duzentos eleitores nesta eleição. A candidata Josefina Carmo ficou em segundo lugar, com 23,92% dos votos, que equivalem a 9.441 eleitores.
A eleição foi convocada após o TSE cassar, em 21 de março deste ano de 2024, os diplomas de Matheus Almeida dos Santos e Leonardo Albarado Cordeiro, respectivamente prefeito e vice-prefeito, por crime eleitoral, na campanha de 2020. (Com informações da Ascom TRE Pará). Neste domingo, concorreram à prefeitura: Anselmo Raimundo Correa Picanço (PSD); João Tomé Filho (Avante); Josefina Carmo (MDB) e Júnior Hage (PP).
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, destacou a tranquilidade e a ausência de intercorrências durante a eleição. “Tudo ocorreu na mais absoluta tranquilidade, sem dificuldades para materializar esse pleito determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral”, afirmou. A diretora-geral do TRE do Pará, Natalhie Castro, também avaliou positivamente o processo eleitoral, enfatizando a normalidade e a eficiência das seções eleitorais, que operaram quase sem filas.
Por Danilo Alves, especial para O FATO
Foto: Divulgação