O deputado federal Capitão Alberto Neto (PL-AM) ganhou destaque nacional nesta quinta-feira, 15, após encaminhar ao Ministério dos Transportes um requerimento oficial contendo, na última página, uma mensagem automática gerada por inteligência artificial.
O trecho dizia: “Tentar novamente. O Claude pode cometer erros. Confira sempre as respostas”, revelando que o texto foi produzido, ao menos em parte, com o auxílio da IA Claude.
A situação foi revelada pela coluna do jornalista Lauro Jardim, do jornal O Globo, e repercutiu entre parlamentares e assessores em Brasília. A gafe foi identificada na última das 11 perguntas presentes no documento, enviado ao ministro Renan Filho.
No requerimento, com seis páginas, o deputado cobra informações sobre a fiscalização do transporte rodoviário de passageiros e menciona o que classifica como um desmonte das ações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) desde fevereiro de 2024. As perguntas tratam de temas como estrutura, efetivo de fiscalização, número de autuações e medidas adotadas pelo ministério.
IA usada por Alberto Neto
Claude é um assistente virtual baseado em inteligência artificial, desenvolvido pela empresa Anthropic. A ferramenta é utilizada para redigir textos, responder perguntas e apoiar usuários em tarefas diversas. Como outros sistemas semelhantes, pode inserir mensagens automáticas durante o processo de geração de conteúdo.