O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) – Coordenação de Belém convocou uma paralisação geral da rede municipal de ensino para esta sexta-feira, 16. A concentração dos servidores será em frente à sede da Prefeitura de Belém, a partir das 9h, em ato que cobra respostas da gestão municipal sobre a campanha salarial da categoria.
Em vídeo divulgado nas redes sociais do sindicato, a professora Silvia Letícia, da Coordenação do Sintepp Belém, afirmou que a categoria esteve na sede da Prefeitura na manhã desta quarta-feira (14) para reafirmar o pedido de reunião com o prefeito Igor Normando (MDB). Segundo ela, uma representação do grupo foi recebida pelo gabinete do gestor, que se comprometeu a encaminhar o agendamento da audiência para sexta-feira.
“Nós viemos hoje aqui na Prefeitura de Belém ratificar a nossa solicitação de reunião com a Prefeitura no dia 16. Nossa categoria está mobilizada para cobrar do prefeito Igor Normando uma resposta concreta sobre nossa pauta”, declarou Silvia Letícia.
A coordenadora destacou que a campanha salarial já está no meio do mês da data-base e, até o momento, a gestão de Igor Normando não apresentou propostas. “A nossa paralisação é um chamado à luta. Queremos sair deste ato com respostas concretas e compromissos assumidos”, reforçou Silvia.
Entre os principais pontos reivindicados estão o realinhamento salarial dos servidores, o pagamento do piso nacional do magistério, o reajuste no vale-alimentação, a publicação da portaria de lotação da SEMEC, a extinção da Funbosque [Fundação Escola Bosque], a reestruturação do IASB [Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do município de Belém] e a realização de concurso público.