Em um áudio que circula em grupos de WhatsApp, atribuído ao prefeito de São Luiz do Anauá, James Batista (SD), o gestor critica, de forma irônica e com palavras ofensivas, os críticos da realização da 24ª Vaquejada e da 13ª Feira de Agronegócios. Os eventos, previstos para os dias 13, 14 e 15 de dezembro, foram alvo de recomendação de cancelamento feita pelo Ministério Público de Contas de Roraima (MPC).
No áudio, o prefeito utiliza termos como “recalcados”, “fracassados” e “escória da humanidade” para se referir aos que defendem o cancelamento do festejo, afirmando que o evento será realizado “com grandiosidade”.
“Será lindo e eu quero ver se esses recalcados frustrados fracassados vão fazer vídeos dia 12 de dezembro. O ideal era que nem fossem, mas como não têm vergonha na cara, eles vão lá”, afirma o gestor em trecho da gravação.
Recomendação do MPC
A declaração de Batista começou a circular nos grupos de WhatsApp após o MPC dar publicidade a uma Notificação Recomendatória que orienta o cancelamento dos festejos devido à grave situação financeira do município.
Entre os pontos levantados pelo órgão de controle estão o atraso no pagamento do 13º salário dos servidores públicos, obras inacabadas e a ausência de convênios com os governos estadual e federal para custear o evento, além da falta de previsão orçamentária.
A recomendação do órgão também alerta para os valores altos destinados às atrações nacionais anunciadas para o evento, como a banda Calcinha Preta e as duplas Guilherme & Santiago e César Menotti & Fabiano. O MPC destacou ainda a proximidade do fim do mandato de James Serrador, enfatizando a necessidade de evitar comprometer as finanças públicas da próxima gestão.