dezembro 2, 2024
InícioParáHelder Barbalho e TikTok firmam acordo para impulsionar sustentabilidade na COP 30

Helder Barbalho e TikTok firmam acordo para impulsionar sustentabilidade na COP 30

Publicado em

O Governo do Pará e a plataforma TikTok anunciaram, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 29), um acordo para fortalecer a conscientização sobre desenvolvimento sustentável. A iniciativa prevê ações conjuntas até 31 de dezembro de 2025, abrangendo três áreas estratégicas:

  1. Educação climática e sustentabilidade – Promoção de conteúdos educativos para engajar o público nas práticas sustentáveis.
  2. Combate à desinformação – Enfrentamento de informações falsas relacionadas às mudanças climáticas.
  3. Produção de conteúdo sobre a COP 30 – Criação de materiais que destaquem o impacto da conferência para a agenda climática global e o papel da Amazônia.

A parceria reflete o compromisso do Pará em integrar diferentes setores na luta contra a crise climática, utilizando o alcance do TikTok para informar e mobilizar a população.

Para isso, criadores de conteúdo como Verdes Marias e Thiago Castanho produzirão vídeos incentivando o debate sobre clima e sustentabilidade. Esses criadores são reconhecidos por abordar temas ambientais e culturais, com potencial de expandir a pauta para um público crescente.

Helder Barbalho, governador do Pará, considera o acordo com a plataforma fundamental para ampliar o nível de conhecimento da população sobre clima, meio ambiente e COP 30.

“Essa parceria é fundamental para que possamos ampliar o conhecimento das pessoas sobre a nossa região e sobre as várias Amazônias. Temos a Amazônia das cidades, a Amazônia dos rios, dos ribeirinhos, dos pescadores, a Amazônia dos extrativistas, a dos indígenas e a dos quilombolas. São 29 milhões de pessoas que vivem nessa região, e uma parceria como essa, que vai nos permitir amplificar o alcance de informações absolutamente fundamentais para o clima e meio ambiente, sobretudo neste período que antecede a COP 30, é importantíssima e representa um avanço, além de um reforço poderoso em comunicação no Pará, que é para onde as atenções do planeta estão voltadas no ano que vem. Queremos comunicar para o mundo e essa parceria com o TikTok nos ajudará a alcançar esse objetivo”, explicou o governador.

“A educação ambiental é uma das formas mais potentes de engajar a sociedade com a agenda climática. O TikTok, como uma ferramenta de comunicação, pode trazer às pessoas comuns decisões que vão impactar o futuro delas. É crucial que a plataforma esteja na COP30, engajando criadores nessa missão. Além disso, ter uma parceria com o estado do Pará, que sediará a próxima COP, pode criar oportunidades para explorar os avanços e a diversidade local” afirma Maria Clara, criadora de conteúdo das Verdes Marias.

“Uma plataforma como o TikTok estar próxima da COP30, que acontecerá em Belém, é uma oportunidade para que a população tenha acesso a informações sobre um dos eventos mais importantes do mundo relacionados às mudanças climáticas. Isso também permite que o assunto seja amplamente discutido fora da cúpula”, destaca o criador Thiago Castanho.

O acordo também garante medidas de restauração, preservação ambiental e apoio às comunidades originárias. Juntos, TikTok e o Governo do Pará irão plantar árvores em áreas de conservação ambiental e criar projetos conjuntos que integrem comunidades locais, valorizando sua cultura e protagonismo ao mesmo tempo em que os conecta a criadores de conteúdo capazes de os impulsionar a grandes audiências.

No âmbito da COP30, o TikTok e o Governo do Pará também organizarão eventos que fomentem o debate público sobre desenvolvimento sustentável, incluindo seminários e oficinas temáticas.

“O TikTok busca colaborar com diferentes organizações e governos para garantir um impacto positivo na vida das pessoas. Com o Estado do Pará, trabalharemos juntos não apenas para melhorar o ecossistema, como também para oferecer informações educativas sobre os desafios climáticos e a COP30”, afirma Fernando Gallo, diretor de Políticas Públicas do TikTok Brasil. Ele esteve presente, ao lado do governador Helder Barbalho e outras autoridades locais, na assinatura do acordo.

Sobre o TikTok

O TikTok é a rede social destino líder para vídeos curtos em dispositivos móveis. A missão da plataforma, segundo a própria empresa, é inspirar criatividade e promover alegria. O TikTok possui escritórios globais em Los Angeles, Nova York, Londres, Paris, São Paulo, Berlim, Dubai, Mumbai, Cingapura, Jacarta, Seul e Tóquio.

Foto: Agência Pará 

spot_img

Últimos Artigos

Sefaz retém 20 toneladas de roupas sem nota fiscal despachadas como bagagem no Aeroporto de Manaus

Denúncias de lojistas de Manaus de que o volume de roupas, que ingressam no...

Sebrae e parceiros discutem impactos e rentabilidade do mercado de carbono na Amazônia em simpósio

Na manhã desta segunda-feira, 2, aconteceu o primeiro simpósio ‘Mercado de Carbono’ em Roraima....

PMBV oferta teste do pezinho nas UBSs e promove saúde infantil desde os primeiros dias de vida do bebê

Garantir qualidade de vida às crianças é uma prioridade na Capital da Primeira Infância....

Boa Vista inicia temporada natalina com espetáculo de luzes nas Árvores gigantes

Um dos momentos mais esperados pelo boa-vistense durante o ano chegou: o acendimento das Árvores...

Mais como este

Sefaz retém 20 toneladas de roupas sem nota fiscal despachadas como bagagem no Aeroporto de Manaus

Denúncias de lojistas de Manaus de que o volume de roupas, que ingressam no...

Sebrae e parceiros discutem impactos e rentabilidade do mercado de carbono na Amazônia em simpósio

Na manhã desta segunda-feira, 2, aconteceu o primeiro simpósio ‘Mercado de Carbono’ em Roraima....

PMBV oferta teste do pezinho nas UBSs e promove saúde infantil desde os primeiros dias de vida do bebê

Garantir qualidade de vida às crianças é uma prioridade na Capital da Primeira Infância....