O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) deferiu a candidatura do advogado Zélio Mota (MDB) ao cargo de vereador por Boa Vista. De acordo com a Justiça Eleitoral, a documentação apresentada pelo candidato foi considerada regular e suficiente, não se identificando qualquer vício de formação.
“Foram preenchidos todos os requisitos legais para o registro pleiteado. As condições de elegibilidade foram preenchidas, não havendo informações de causa de inelegibilidade. Diante do exposto, em harmonia com o parecer Ministerial, defiro o pedido de registro de candidatura no município de Boa Vista”, destaca o documento.
Zélio Mota nasceu em 3 de março de 1979, em Boa Vista. O parlamentar é casado e pai de dois filhos. Antes de se candidatar ao cargo de vereador nestas eleições, ele era assessor especial do prefeito Arthur Henrique (MDB).
Mota é advogado com experiência em Processo Legislativo e Direito Constitucional. É formado em Direito pela Faculdade Cathedral, possui extensão universitária em Liderança Executiva no Desenvolvimento da Primeira Infância pela Universidade Harvard (EUA) e MBA em Gestão Pública pela Unopar (Universidade Norte do Paraná). O parlamentar também é técnico industrial da Construção Civil (área de Edificações), formado pela antiga Escola Técnica Federal de Roraima (atual IFRR).
Na vida pública, Zélio Mota foi secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Uiramutã, e superintendente de Assuntos Indígenas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Assuntos Indígenas de Boa Vista.
Em 2016, foi eleito vereador de Boa Vista pelo PSD, com 1.415 votos. Em seu primeiro mandato, foi o líder da então prefeita Teresa Surita (MDB) na Câmara por quatro anos e representou a Casa nos conselhos da Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista (Fetec), da Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e no Conselho Municipal da Cidade de Boa Vista (Comcid/BV).
O parlamentar também é procurador jurídico da Ordem dos Ministros Evangélicos de Roraima (Omer), e conselheiro titular da OAB-RR (Ordem dos Advogados do Brasil) e presidente da Comissão Especial de Energia da mesma instituição.
Foto: Divulgação