Para acelerar o escoamento das águas durante o período chuvoso, a Prefeitura de Boa Vista investe em obras de drenagem, eliminando pontos críticos de alagamento em toda a cidade. Desde 2021, já foram solucionados 28, sendo que mais duas obras estão em andamento na rua Lourival Silva, bairro Tancredo Neves, e Cícero Correia, no Caranã, totalizando 30 pontos concluídos.
Nesse período, foram implantados mais de 42km de rede drenagem na cidade, trazendo qualidade de vida e soluções para os moradores. Os trabalhos são executados pelas Secretarias Municipais de Obras (SMO) e Serviços Públicos (SMSP).
“Estamos executando obras em mais dois pontos críticos de Boa Vista e em outros quatro menos críticos da cidade: no Equatorial, Jardim Tropical, Olímpico e na área de interesse social João de Barro. Nossa proposta é melhorar mais a infraestrutura da cidade”, disse a secretária municipal de Obras, Deusiana Gouveia.
Comerciantes comemoram obras de drenagem no bairro Caranã
No bairro Caranã, as obras de drenagem são implantadas na rua Cícero Correia, que atenderá também os moradores das ruas SD. PM Wilson Paulino da Silva e Dr. Zamenhof. O comerciante José Araújo, 56, que trabalha há 18 anos no bairro, afirma que a reinvindicação da população foi atendida. Ele está satisfeito, pois o serviço deve melhorar a trafegabilidade e o acesso dos clientes ao seu comércio.
“Essa área tinha um acesso difícil no período de chuva e muitos moradores sofriam bastante. Mas vendo a obra sendo executada, vejo o quanto vai melhorar para nós comerciantes”, disse José.
Outro comerciante, Wélio Pereira, de 43 anos, possui um estabelecimento há 20 anos entre as ruas SD. PM Wilson Paulino da Silva e Dr. Zamenhof. Ele reconhece que o trabalho beneficiará tanto ele como os outros moradores da região.
“A chuva sempre foi um grande transtorno para quem mora nesse trecho do bairro Caranã. No meu comércio, por exemplo, as vendas caem bastante. A prefeitura está fazendo obras de drenagem em vários cantos da cidade. Isso é muito bom. Eu vejo que os trabalhos estão em andamento e serão concluídos em breve. Com certeza teremos uma outra realidade”, frisou.
Outro ponto crítico de alagamento que recebe obras de drenagem fica na rua Lourival Silva, contemplando também a Av. São Sebastião e a rua Moacir Silva. O autônomo Raimundo Mendes, de 60 anos, mora há 20 anos no bairro. Ele relatou que na última chuva forte, a água chegou próximo à sua casa. Agora, comemora as obras que resolverão esse problema. “Sou muito grato em ver essas máquinas trabalhando. Tenho certeza de que, após as obras, essa área não vai mais alagar”, afirmou o morador.
Rede de drenagem também é implantada em quatro áreas para evitar alagamentos
Com a proposta de evitar futuros alagamentos em outros pontos não críticos da cidade, a prefeitura já implantou rede de drenagem como, por exemplo, no bairro Murilo Teixeira. Mas as obras continuam na área de interesse social João de Barro e nos bairros Equatorial, Jardim Tropical e Olímpico, que iniciou nesse mês de agosto.
A dona de casa Francisca Zélia, 59, mora há mais de 30 anos na rua Luiz Reis Cristo, no Equatorial, onde as obras de drenagem são executadas. Esse serviço contemplará a Av. Santo Antônio, além das ruas Dr. Luiz Brito Junior, Edimilson José da Costa, Expedito Francisco da Silva, Francisca Alves de Lima, Francisco Regis Maciel de Melo, Luiz Reis Cristo, Sebastião França de Souza e a rua Cícero Pereira da Silva.
“Todo o inverno essa rua ficava com poças d’água. Mas agora, estou muito feliz! Foi um pedido que fizemos e hoje ver as máquinas trabalhando para solucionar o escoamento da água da chuva no meu bairro é um sonho realizado”, ressaltou.
Confira os demais pontos críticos de alagamentos solucionados:
- 31 de Março – Travessa Eustáquio Júlio de Macedo
- Asa Branca – R. Francisco Custódio de Andrade
- Caçari – Av. Getúlio Vargas
- Caçari – R. do Uitizeiro
- Caçari – R. Doutor Hugo Mallet/Rua TP-2
- Caranã – Cícero Correia / Rua SD PM Wilson Paulindo da Silva (em execução)
- Centro – Av. Ville Roy
- Cidade Satélite – Alameda Antares
- Dr. Silvio Leite – R. Joaquim Honorato de Souza
- Dr. Silvio Leite – R. Vicente Tavares Melo
- Jardim Primavera – R. das Acácias
- Jardim Primavera – Travessa Fênix
- Jóquei Clube – Rua Itajara / Brucutu
- Mecejana – R. Xandico Lima
- Operário – Av. General Bento Gonçalves (Av. dos Operários)
- Paraviana – R. Esmarino Mendonça Corrêa (Rua OP – VII)
- Paraviana – R. Levindo Inácio de Oliveira
- Santa Tereza – R. Tambaqui
- Santa Tereza – Rua Peixe Boto
- Santa Tereza – Rua Peixe-Boi
- São Francisco – Av. Major Williams
- São Francisco – Av. Santos Dumont
- São Vicente – R. Amajari
- Sen. Hélio Campos – R. S-28
- Tancredo Neves – Rua Moacir da Silva Mota (em execução)
- Tancredo Neves – R. Francisco Inácio de Souza
- União – R. Clarice de Melo Cabral
- União – R. José Carlos dos Prazeres
- União – R. Raimundo Alves Soares
Pontos não críticos de drenagem:
- Jardim Tropical – Av. Parque Céu Azul (em execução de terraplenagem)
- Olímpico – Rua Laura Pinheiro Maia (em execução)
- Equatorial – Av. Santo Antônio (em execução)
- João de Barro – Av. Jesus de Nazaré (em execução)
- Murilo Teixeira – Av. José Alves Cavalcante (Concluído)