Candidato à reeleição, o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), lidera uma pesquisa de intenção de votos em todos os cenários, conforme levantamento divulgado pelo Instituto Paraná Pesquisas nesta quarta-feira, 31.
No cenário espontâneo, Almeida registra 11,9% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, o deputado federal Amom Mandel (Cidadania), aparece com 7,0%.
Já no cenário estimulado, o atual prefeito alcança 30,9%, enquanto Mandel tem 24,5%. A margem de erro da pesquisa é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos, indicando um empate técnico entre os dois primeiros colocados.
Alberto Neto (PL) figura na terceira posição, com 4,3% das intenções de voto espontâneo e 11,1% no cenário estimulado. Neto recupera a posição que havia perdido para Roberto Cidade (União Brasil) em estudos anteriores.
A pesquisa também avaliou a gestão municipal de David Almeida. Conforme o levantamento, o governo Almeida tem 59,3% de aprovação e 35,8% de reprovação entre os manauaras.
Em termos de rejeição, David Almeida enfrenta 23,0% de recusa do eleitorado, ficando atrás apenas de Marcelo Ramos (PT), que tem um índice de rejeição de 26,2%.
O estudo foi realizado pelo Paraná Pesquisas entre os dias 27 e 30 de julho de 2024, ouvindo 740 entrevistados pessoalmente em Manaus. A pesquisa foi contratada pelo próprio Instituto Paraná de Pesquisas e Análise de Consumidor Ltda., com um índice de confiança de 95%. O levantamento está registrado no TSE sob o número AM-02966/2024.