julho 12, 2024
InícioDestaquesGoverno restaura residência oficial dos governadores e prédio se torna sede da...

Governo restaura residência oficial dos governadores e prédio se torna sede da Academia Roraimense de Letras

Publicado em

O governador Antonio Denarium (PP) reinaugurou neste domingo, 23, a Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, que será a sede da ARL (Academia Roraimense de Letras). Localizada na Avenida Jaime Brasil, no Centro de Boa Vista, o local foi residência oficial dos governadores do Território Federal do Rio Branco por décadas. Após a construção do Palácio Senador Hélio Campos, o espaço foi usado como sede de repartições públicas.

Construído na década de 1940 por Milton Miranda e depois vendida ao Governo do Território Federal de Roraima, o prédio está ligado diretamente ao processo histórico de implementação do Território Federal do Rio Branco, que foi criado em 1943.

O espaço já havia sido tombado como patrimônio histórico de Roraima pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1994, e por isso as obras de restauro receberam a anuência e foram acompanhadas pelo órgão. A Seinf (Secretaria de Infraestrutura) manteve as características originais do ambiente.

Na cerimônia de reinauguração, foi realizado ainda uma performance que contava a história do prédio, vinculando-o ao Poder Executivo na época do Território Federal e os 14 governadores que ocuparam o espaço, além de funcionários que trabalharam no local à época, incluindo José Paulino da Silva, conhecido como “Canguru”. Hoje com 102 anos, Paulino serviu como guarda territorial quando a residência era ativa, e também esteve presente no evento como convidado de honra.

O governador Antonio Denarium falou da importância de devolver o espaço restaurado para os imortais da ARL e para sociedade.

“É um dia de muita emoção para Roraima e para a cultura e a memória do nosso Estado. Recuperamos e inauguramos hoje a Casa de Cultura, totalmente restaurada e com as características originais, e que agora passa a ser a sede da Academia Roraimense de Letras. Para mim, como governador, que agora também faço parte da história, sei da importância deste prédio, que vai resgatar muito da nossa história. Aqui de certa forma é o começo de tudo, e hoje fechamos o ciclo com a presença da cultura aqui em todos os segmentos. Gostaria de desejar a todos os fazedores de cultura que tenham total proveito desse pedaço da nossa memória. Temos um novo ponto turístico na nossa capital que vai abrigar muitas ações aqui do Estado que trabalha a cada dia para resgatar a cultura e as tradições de Roraima”, declarou no evento.

Casa da Cultura se torna sede da Academia Roraimense de Letras

A presidente da ARL, Cecy Lya Brasil, ressaltou que o ato de restauração vai além do espaço físico.

“É um resgate da nossa história, da história da população roraimense, da nossa origem, em que temos mais de 80 anos de história em um prédio que foi sede do poder no antigo território e também palco de muitas celebrações populares. Vimos nesta noite não só representantes políticos, mas também muitas famílias pioneiras de Roraima, atestando que esse era um momento realmente muito esperado por todos. A Casa de Cultura agora entra em um novo ciclo e vai fazer jus ao nome: ser um espaço para a cultura da nossa gente”, disse Cecy Lya.

A ordem de serviço foi assinada em 21 de dezembro de 2023 e, inicialmente com conclusão parra o segundo semestre de 2024.  A obra foi concluída rigorosamente dentro do cronograma estabelecido.

O secretário de infraestrutura e vice-governador, Edilson Damião, ressaltou a parceria com a ABL (Academia Roraimense de Letras), que usará o espaço como sede.

“É com muita emoção que assinamos o termo de doação do prédio para a Academia Roraimense de Letras. Restauramos hoje a nossa história, nossa identidade e nossa cultura”, ressaltou.

O secretário-adjunto da Secult (Secretaria da Cultura e Turismo), Jaffé Oliveira, falou da valorização e importância da Casa DA Cultura para a memória dos roraimenses.

“Retorna não somente um prédio com a restauração, mas também parte da nossa memória. A Casa estava esquecida há mais de décadas por outras gestões e hoje retorna para a nossa sociedade. Ela terá um bom uso e será a sede da honrosa sede da Academia de Letras, que reúne algumas das maiores mentes e da memória do nosso Estado. Quem ganha com isso é a cultura roraimense no geral, independente de qual seja o segmento”, afirmou Oliveira.

Projeto de restauro resgatou configurações originárias da edificação

A área total restaurada foi de 430,31 m², e contemplou área de exposição temporária e exposição permanente; área do café; paisagismo – jardim com vários tipos de plantas e flores; banheiros e vestiários masculinos e feminino; banheiros para PCD (pessoa com deficiência) masculino e feminino; administração; depósito; terraço e sacada.

“Em breve vamos inaugurar o Teatro Carlos Gomes e o Palácio da Cultura Nenê Macaggi, a sede da Secult. Mais novos espaços para florescer e estimular a cultura roraimense”, frisou o governador Antonio Denarium.

Foto: Divulgação 

Últimos Artigos

Prefeitura lança edital de chamamento para área de alimentação do Mormaço Cultural 2024

Nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Boa Vista abriu o edital de chamamento para...

Ex-deputada Marília Pinto assume Superintendência de Programas Especiais da ALE após convite de Sampaio

Na manhã desta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado...

Infrações por falta de cinto de segurança aumentam 57,6% em Roraima em junho

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) registrou no mês de junho deste...

Inscrições para Curso de Robótica Educacional em Boa Vista são prorrogadas até 14 de julho

As inscrições para o Curso de Robótica Educacional da Prefeitura de Boa Vista são...

Mais como este

Prefeitura lança edital de chamamento para área de alimentação do Mormaço Cultural 2024

Nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Boa Vista abriu o edital de chamamento para...

Ex-deputada Marília Pinto assume Superintendência de Programas Especiais da ALE após convite de Sampaio

Na manhã desta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado...

Infrações por falta de cinto de segurança aumentam 57,6% em Roraima em junho

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) registrou no mês de junho deste...