A Prefeitura de Boa Vista investiu R$ 27 milhões em obras de pavimentação e infraestrutura rural na região do Bom Intento, com a implantação de 30 km de asfalto em vicinais estratégicas, ampliando a mobilidade, o acesso às comunidades e o escoamento da produção agrícola.
As obras estão em andamento na vicinal BVA-349, que recebe mais 9,5 km de asfalto após a terceira ponte. O serviço inclui elevação da via, terraplenagem, drenagem, aplicação do asfalto e sinalização, com o objetivo de garantir trafegabilidade durante todo o ano, inclusive no período chuvoso.
Durante visita técnica à obra, o prefeito Arthur Henrique detalhou a execução do projeto e a origem dos recursos. “O investimento vem de recursos destinados pelo senador Chico Rodrigues, aplicado pela prefeitura, e vira asfalto de verdade, com serviço de qualidade. Nesse trecho da BVA-349, elevamos a estrada em mais de 1 m de aterro, já pensando no período chuvoso. Seguimos exatamente o que está previsto no projeto: terraplenagem, sistema de drenagem com tubulação e meio-fio, aplicação do asfalto e, por fim, sinalização com pintura e placas”, destacou.
Além da BVA-349, os investimentos contemplam as vicinais BVA-346-B, Brasileirinho e Carrapato. Somente no Bom Intento, a prefeitura já recuperou as três principais pontes da BVA-349, até o igarapé Água Boa. Foram implantados 9,13 km de asfalto na BVA-344, 22,5 km na BVA-347 e, com a conclusão da obra em execução, a BVA-349 passará a totalizar 22 km pavimentados. Com todas as intervenções, a região contará com 54 km de estradas asfaltadas.
Produtores e comerciantes da região relatam impactos diretos na rotina e na economia local. O produtor rural José Rodrigues, de 66 anos, afirmou que a pavimentação facilita o acesso à propriedade e o transporte da produção.
“É um sonho realizado. Estou muito feliz com a prefeitura implantando asfalto próximo da minha propriedade. Tiro o chapéu para o trabalho que vem sendo feito no Bom Intento”, disse.
Morador da região há cinco anos, o comerciante Jeferson Vieira, de 25 anos, destacou a redução no tempo de deslocamento.
“Só o fato de a prefeitura ter elevado a estrada e feito a terraplenagem já melhorou muito. Agora, com o asfalto, muda tudo, principalmente para o movimento do meu comércio. Antes, o trajeto até a cidade levava cerca de uma hora; hoje faço em aproximadamente 30 minutos”, relatou.
Outras comunidades também foram contempladas. No Projeto de Assentamento Nova Amazônia, na região do Murupu, a prefeitura executou serviços nas vicinais 1, 3, 4 e 7, com recomposição asfáltica, tapa-buraco, implantação de talvegues e galerias em pontos críticos de alagamento.
Moradora da região há mais de 15 anos, Cláudia Cristina avaliou as melhorias.
“Às vezes, precisávamos fazer um trajeto maior para sair da vicinal, mas agora que arrumaram e colocaram as galerias, melhorou muito. Foi uma ajuda grande, inclusive para quem trabalha com soja. Ficou mais fácil para os produtores escoarem a produção para a cidade”, afirmou.
Desde o início da atual gestão, a Prefeitura de Boa Vista informa ter recuperado mais de 228 km de estradas rurais em 23 trechos e pavimentado 77 km de vias em 12 trechos distintos, além da implantação de 28 galerias que substituem pontes de madeira e garantem acesso contínuo às comunidades.
Veja também:
Arthur Henrique destaca ampliação de vagas com inauguração de quatro novas escolas em Boa Vista
Acesse o nosso perfil no Instagram


