janeiro 13, 2026
InícioParáHelder Barbalho e Hana Ghassan entregam Parque Olímpico Mangueirão

Helder Barbalho e Hana Ghassan entregam Parque Olímpico Mangueirão

O novo equipamento público foi projetado para atender crianças, jovens e adultos, incentivando a prática esportiva como instrumento de promoção da saúde

Publicado em

Com apresentações esportivas, atividades recreativas e participação popular, o Governo do Pará entregou, na manhã desta terça-feira (13), o Parque Olímpico Mangueirão, novo espaço público de esporte e lazer em Belém. A entrega foi realizada pelo governador Helder Barbalho e pela vice-governadora Hana Ghassan, em solenidade que integrou a programação comemorativa pelos 410 anos da capital paraense.

O equipamento foi implantado por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e está localizado entre o Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença (Novo Mangueirão) e a Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), com acesso pela Transmangueirão. O parque passa a compor um dos maiores complexos esportivos da Região Norte.

Participaram da cerimônia o governador Helder Barbalho; a vice-governadora Hana Ghassan; o prefeito de Belém, Igor Normando; o secretário de Estado de Esporte e Lazer e vice-prefeito de Belém, Cássio Andrade; o deputado estadual Chicão, além de representantes de órgãos públicos e outras autoridades.

A programação de abertura, gratuita e aberta ao público, ocorreu das 9h às 11h e incluiu partidas de vôlei, futebol de areia e basquete, aulões de Fit Dance, Pilates e treino funcional, além de apresentações de ginástica rítmica e artística, capoeira e artes marciais, como jiu-jitsu e taekwondo. Também foram realizadas atividades recreativas para crianças com deficiência atendidas pelo programa Parádesporto e ações do evento GeekParque. Todas as atividades contaram com acompanhamento de monitores e professores de educação física.

Durante a solenidade, o governador Helder Barbalho destacou que o novo espaço amplia a infraestrutura esportiva do Estado e fortalece políticas públicas voltadas ao esporte e à inclusão social. Segundo ele, o Parque Olímpico Mangueirão se soma a equipamentos como o Novo Mangueirão e o Ginásio Mangueirinho, ampliando a capacidade do Pará para sediar grandes eventos esportivos e incentivar a prática esportiva em diferentes níveis.

Na ocasião, o governador também anunciou a construção do primeiro ginásio paralímpico do Pará e da Região Norte, que irá integrar o complexo do Mangueirão. De acordo com Helder Barbalho, o edital de licitação já foi apresentado pela Seel e a previsão é de que as obras sejam iniciadas nos próximos meses, com foco em um espaço adaptado e especializado para pessoas com deficiência.

A vice-governadora Hana Ghassan ressaltou a importância da entrega de novos espaços públicos voltados ao esporte, ao lazer e à convivência social, especialmente no contexto das comemorações pelos 410 anos de Belém. Ela afirmou que os investimentos reforçam o compromisso do governo estadual com a qualidade de vida da população e com a construção de uma cidade mais inclusiva, destacando o papel do esporte na promoção da saúde, da socialização e da inclusão.

Projetado para atender crianças, jovens e adultos, o Parque Olímpico Mangueirão foi concebido como um equipamento de uso contínuo, destinado tanto à prática esportiva quanto ao lazer e à convivência comunitária, com foco na acessibilidade e na inclusão social.

Estrutura moderna e inclusiva

O parque conta com duas quadras poliesportivas, dois campos de areia, arquibancadas, quiosques, banheiros e vestiários masculinos, femininos e adaptados para pessoas com deficiência (PCD), academia ao ar livre, skate park, pista de caminhada, bebedouros, chuveiros externos, palco multiuso e áreas com pintura de brincadeiras pedagógicas no piso. A infraestrutura inclui ainda sistema de drenagem, pavimentação asfáltica de acesso, iluminação pública e cercamento com monitoramento, garantindo segurança e acessibilidade aos usuários.

Obra e integração ao complexo do Mangueirão

A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) em uma área aproximada de 121 mil metros quadrados. Além do parque, os serviços contemplaram os estacionamentos G, H e I, ampliando a infraestrutura do complexo esportivo do Mangueirão.

Com a entrega do Parque Olímpico Mangueirão, realizada pelo governador e pela vice-governadora do Estado, o Governo do Pará amplia a oferta de espaços públicos voltados ao esporte, ao lazer e à inclusão social, consolidando mais um avanço na política de desenvolvimento urbano e social em Belém e em todo o Estado.

spot_img

Últimos Artigos

Brasileira denuncia espionagem em banheiro de estação em Toronto e relata falta de apoio de passageiros

Uma brasileira de 36 anos denunciou à polícia de Toronto ter sido espionada por...

Emendas de Jhonatan e Mecias de Jesus previam 300 casas em Iracema e só uma foi construída

Emendas parlamentares enviadas pelo então deputado federal por Roraima Jhonatan de Jesus e pelo...

PF avalia pedido para investigar Flávio Bolsonaro por postagens que citam Lula e Maduro

A Polícia Federal avalia um pedido para abertura de investigação contra o senador Flávio...

Preço do açaí sobe em dezembro e Belém fecha 2025 com alta acumulada de 25%

O litro do açaí comercializado em Belém voltou a subir em dezembro e encerrou...

Mais como este

Brasileira denuncia espionagem em banheiro de estação em Toronto e relata falta de apoio de passageiros

Uma brasileira de 36 anos denunciou à polícia de Toronto ter sido espionada por...

Emendas de Jhonatan e Mecias de Jesus previam 300 casas em Iracema e só uma foi construída

Emendas parlamentares enviadas pelo então deputado federal por Roraima Jhonatan de Jesus e pelo...

PF avalia pedido para investigar Flávio Bolsonaro por postagens que citam Lula e Maduro

A Polícia Federal avalia um pedido para abertura de investigação contra o senador Flávio...