A Polícia Federal cumpriu neste sábado 27 mandado de prisão domiciliar contra Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro, condenado no âmbito da investigação sobre a chamada trama golpista. A medida foi determinada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e inclui o uso de tornozeleira eletrônica .
De acordo com a PF, ao todo foram expedidos dez mandados de prisão domiciliar contra condenados no mesmo processo, que apura ações voltadas à tentativa de manter Bolsonaro no poder após o resultado das eleições. As ordens judiciais foram cumpridas em diferentes estados do país, incluindo Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Tocantins e o Distrito Federal .
Filipe Martins integra o chamado Núcleo 2 da trama golpista e foi condenado a 21 anos de prisão, sendo 18 anos e seis meses de reclusão em regime inicialmente fechado, além de multa. A decisão que determinou a prisão domiciliar ocorre após tentativa de fuga do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal Silvinei Vasques, também condenado no mesmo processo .
Segundo informações divulgadas pelo advogado de Martins, policiais federais estiveram na residência do ex-assessor em Ponta Grossa, no Paraná, para cumprir a ordem judicial. A defesa classificou a medida como abusiva e afirmou que não haveria indícios concretos de risco de fuga .
Além da prisão domiciliar, o STF determinou outras medidas cautelares, como a proibição de uso de redes sociais, impedimento de contato com outros investigados, entrega de passaporte, suspensão de registros de porte de arma e restrição de visitas .
A decisão de Moraes foi tomada após a Polícia Federal informar que Silvinei Vasques rompeu a tornozeleira eletrônica e tentou deixar o país pela fronteira com o Paraguai. Ele foi detido pelas autoridades paraguaias quando tentava embarcar em um voo internacional e posteriormente entregue à PF na fronteira com o Brasil.
Veja também:
STF julga seis réus pela trama golpista por crimes como golpe de Estado e plano de assassinato
Acesse o nosso perfil no Instagram


