Nesta quarta-feira (26), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou dois projetos de lei que criam duas novas rotas turísticas no Tocantins. As duas medidas instituem, respectivamente, a Rota Turística do Capim Dourado e a Rota Turística das Serras Gerais do Tocantins, e serão publicadas no Diário Oficial da União (DOU) nos próximos dias.
As duas rotas fazem parte do plano de descentralizar o turismo e receberão suporte de programas governamentais destinados a organizar, promover e administrar seus pontos turísticos.
O percurso do Capim Dourado inclui as cidades de Almas, Lagoa do Tocantins, Lizarda, Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição, Rio Sono, Santa Tereza do Tocantins, Pindorama do Tocantins e São Félix do Tocantins. O roteiro tem o capim dourado como seu principal símbolo cultural e econômico. O circuito é fundamental para conservar e valorizar os grupos locais que dependem do artesanato e do turismo comunitário.
A rota Serras Gerais, por sua vez, engloba os municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Lavandeira, Natividade, Pindorama do Tocantins, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga, que são conhecidos por seu patrimônio natural e histórico, atraindo turistas interessados em aventura, natureza e cultura. A aprovação da lei consolida a identidade local e aumenta as possibilidades para novos negócios na área.
Confira também:
Acesse o nosso perfil no Instagram


