Um vídeo divulgado nesta segunda-feira (25) pelo vereador de Marituba, Júnior Amaral (MDB), expôs a situação do abrigo municipal de animais do município, na Região Metropolitana de Belém. A visita do parlamentar ocorreu após denúncias feitas por servidores do próprio espaço.
Durante a inspeção, Amaral afirmou ter encontrado medicamentos vencidos, ausência de estrutura adequada para gatos — já que o local conta apenas com canis — e uma geladeira onde alimentos de servidores estariam armazenados junto com a comida dos animais.
Segundo o vereador, a situação mais grave foi o flagrante de vísceras e restos de animais guardados dentro de uma geladeira. Questionados, os servidores responderam que ainda não haviam feito o descarte porque aguardavam a autorização de um órgão competente.
“Eu, diretamente, fui até a delegacia onde prestei depoimento, fiz um boletim de ocorrência, relatei o que vi e em seguida essa denúncia será encaminhada ao Ministério Público”, declarou Amaral.
Atualmente, o abrigo acolhe 16 cães e gatos.
Prefeitura rebate
Em resposta, a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar (MDB), negou as acusações e afirmou que o espaço já está passando por reformas.
“Essas situações apresentadas não são verdadeiras. O abrigo começou a ser reformado, como anunciamos no dia 21 de agosto. Essa denúncia é apenas uma tentativa de perseguição política”, disse a gestora.
Posição oficial
A reportagem do Portal O FATO entrou em contato com a Prefeitura de Marituba e aguarda um posicionamento oficial sobre as providências a serem tomadas em relação ao abrigo.
VEJA O VÍDEO: