O Partido dos Trabalhadores (PT) em Roraima elegeu neste domingo (6) o consultor empresarial Benedito Paulo de Albuquerque, 44 anos, como novo presidente estadual da sigla. Conhecido como Bentinho, ele recebeu 228 votos (82,91% dos válidos), contra 47 (17,09%) da concorrente Jane Cruz, da chapa Movimento PT. A votação foi feita por meio de cédulas impressas.
Filiado há 23 anos, Bentinho assume o comando do partido até 2028, com a missão de reorganizar as bases e ampliar a presença petista nas eleições de 2026 e 2028. Ele é apoiado pela corrente interna Construindo um Novo Brasil (CNB) e pelo ex-ministro Edinho Silva, apontado como possível candidato à Presidência da República.
Entre suas prioridades está a redução da histórica rejeição ao PT em Roraima. Para isso, pretende intensificar a divulgação das ações do governo Lula no estado, como o combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami e programas sociais como o Minha Casa, Minha Vida e o Pé-de-Meia.
Na estrutura partidária, Bentinho defende o fortalecimento dos diretórios municipais, a valorização do poder de decisão dos filiados e a criação de núcleos temáticos voltados para mulheres, juventude, negros, indígenas, população LGBTQIA+ e meio ambiente.
Para as eleições de 2026, o novo presidente pretende construir candidaturas próprias ao Senado, à Câmara Federal e à Assembleia Legislativa, além de estimular o debate sobre um nome do PT ao governo estadual. Também afirmou que trabalhará para fortalecer a campanha de reeleição do presidente Lula em Roraima.