O Sebrae Roraima confirmou três missões empresariais internacionais para este ano: em agosto para a Guiana, em setembro para o Japão (Expo World), e em novembro para a Espanha (Smart City Expo World Congress). As viagens integram uma estratégia voltada à inserção dos pequenos negócios de Roraima em ambientes de inovação, novos mercados e experiências práticas. Empresários atendidos por projetos da instituição poderão contar com subsídios de até 50% sobre os custos da missão.
“Nós temos três missões confirmadas para este ano: em agosto para a Guiana, em setembro para o Japão, para a Expo World, e em novembro para a Espanha, para a Smart City Expo World Congress em Barcelona (…) Essas missões ainda não estão com inscrições abertas, pois estamos em processo de negociação para definir agendas e valores mais atrativos”, explicou Cícero Neto, trainee de projetos especiais do Sebrae Roraima.
As Missões Empresariais do Sebrae são ações que promovem o contato direto dos empreendedores com novas tecnologias, mercados, fornecedores e soluções que, muitas vezes, demoram a chegar ao estado. As viagens incluem participação em feiras de negócios, visitas técnicas a empresas-modelo e eventos de grande porte.
Além da logística facilitada — que pode envolver passagem, hospedagem, transporte local e seguro —, os pacotes oferecem condições especiais para empresas participantes dos projetos do Sebrae.
“A missão empresarial vai além da simples presença física no local do evento; requer o envolvimento ativo do empresário nas atividades propostas. Isso inclui visitas técnicas, participação em feiras e a preparação adequada para esses momentos, como portar cartões de visita para facilitar o networking e aproveitar as rodadas de negócios oferecidas. A participação atenta na programação permite ao empresário extrair o máximo da missão, estabelecendo contatos, identificando novas ideias e, com flexibilidade e um excelente custo-benefício, alcançando novos espaços”, enfatiza a analista Íris.
A experiência proporciona benchmarking prático, networking qualificado e acesso a soluções tecnológicas. Segundo Íris, essa aproximação com polos mais avançados favorece a atualização dos negócios locais, a adoção de novas ferramentas e a abertura de novas rotas comerciais.
“Considerando a percepção de que novidades e tecnologias chegam mais rapidamente em outros locais, as missões empresariais oferecem uma oportunidade de atualização facilitada, em contato direto com os implementadores dessas novas ideias”, declarou.
O calendário de missões é elaborado com base nas demandas levantadas junto aos empresários atendidos ao longo do ano e em análises de oportunidades de mercado.
“O calendário de missões é elaborado a partir de um estudo interno das demandas dos empresários acompanhados. Identificamos as necessidades e também oportunidades de mercado, como por exemplo, a missão para a Guiana, que surgiu da análise do cenário econômico favorável do país vizinho. Buscamos sempre essa proximidade com os empresários para atender suas necessidades e também antecipar oportunidades para o desenvolvimento de seus negócios”, afirma Cícero.
Entre os benefícios, também está o contato com fornecedores de equipamentos, softwares, soluções em gestão e inovação que podem resultar em redução de custos e ganho de eficiência.
“Nas missões empresariais, o participante integra um circuito de negócios que possibilita o networking com empresas fornecedoras de produtos ou serviços que podem agregar valor ao seu negócio local. Isso inclui o acesso a maquinários, como no caso de empresas de gastronomia que podem encontrar fornecedores capazes de melhorar seus serviços e, potencialmente, reduzir seus custos. Há também a perspectiva de acessar novas tecnologias, equipamentos e softwares que podem facilitar a gestão empresarial e diminuir despesas”, disse Íris.
As pré-inscrições podem ser feitas online, e o Sebrae alerta que as vagas são limitadas e os critérios de participação variam conforme o destino e o perfil da empresa. Mais informações: https://missoesempresariais.bitrix24.site/