março 14, 2025
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ALE instaura CPI para investigar desvio de dinheiro público em São Luiz do Anauá durante gestão de James Batista

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A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) instaurou uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis desvios de recursos estaduais em São Luiz do Anauá, no período de 2021 a 2024, durante a segunda gestão do prefeito James Batista (Solidariedade).

A comissão é composta pelos deputados Chico Mozart (PP), Jorge Everton (União Brasil), Renato Silva (Podemos), Idázio da Perfil (MDB) e Gabriel Picanço (Republicanos).

Prazos da CPI 

A criação da CPI foi formalizada pelo Ato da Presidência nº 005/2025, em atendimento ao Requerimento nº 007/2025, publicado no Diário da Assembleia Legislativa desta quarta-feira, 12. O prazo inicial de funcionamento é de 120 dias, com possibilidade de prorrogação conforme as normas regimentais.

Calamidade financeira decretada pela nova gestão

Em 21 de janeiro de 2025, o prefeito recém-empossado de São Luiz do Anauá, Elias Chicão (PP), decretou estado de calamidade pública financeira por meio do Decreto nº 031/2025-GAB. A medida foi adotada após a equipe de transição encontrar dificuldades para acessar informações administrativas da gestão anterior de James Batista (Solidariedade), com documentos e processos sendo disponibilizados somente após a posse do atual prefeito.

O levantamento contábil realizado revelou uma série de dívidas, incluindo:

  • R$ 10.859.474,26 com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS);
  • R$ 1.646.740,50 com o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep);
  • R$ 9.898.700,11 em débitos previdenciários registrados na PGFN;
  • R$ 3.546.282,02 em débitos tributários;
  • R$ 1.988.125,10 em salários atrasados de servidores efetivos, comissionados e terceirizados (referente a dezembro de 2024);
  • R$ 9.891.094,48 em contratos administrativos essenciais para a administração pública.

Além disso, o decreto mencionou a existência de precatórios estaduais e federais que estão sendo investigados pela equipe de transição. A arrecadação municipal foi considerada insuficiente para cobrir as obrigações financeiras e contratuais, o que inclui salários, manutenção de serviços essenciais e contratos com fornecedores.

A situação financeira deficiente também levou ao cancelamento da 24ª Vaquejada de São Luiz, evento programado para 13 de dezembro de 2024, que previa atrações de renome como a banda Calcinha Preta e as duplas Guilherme e Santiago e César Menotti e Fabiano. O Ministério Público de Contas recomendou o cancelamento devido à falta de recursos, obras inacabadas e ausência de convênios estaduais e federais.

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