setembro 10, 2025
InícioAmazonasCunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira recebe homenagem na Assembleia Legislativa do...

Cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Amazonas

Publicado em

A cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, que conquistou o terceiro lugar no programa de televisão Big Brother Brasil 2024 (BBB 24), foi homenageada nesta segunda-feira, 3, pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) com a Medalha Ruy Araújo.

A homenagem teve iniciativa dos 24 deputados estaduais e aconteceu como um reconhecimento ao seu desempenho no programa, contribuindo para a defesa e representação da mulher amazônida, dos símbolos da cultura amazonense e, sobretudo, do Festival Folclórico de Parintins.

A Medalha Ruy Araújo é a maior comenda da Casa Legislativa, foi instituída para condecorar personalidades que desempenharam papeis de destaque por seus feitos e atuação profissional, em favor da sociedade amazonense, seja na área política, empresarial ou cultural.

“A concessão da Medalha Ruy Araújo à Isabelle Nogueira é um reconhecimento à difusão e à projeção nacional e internacional da nossa cultura amazônica, feita por ela, durante toda a sua passagem pela TV”, afirmou o presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade (UB) durante a Sessão Especial.

Para o presidente essa visibilidade é importante porque contribui com o Festival de Parintins, a maior festa cultural do Amazonas.

Cidade destacou, ainda, o grande feito alcançado por Isabelle Nogueira: a união das torcidas de Garantido e Caprichoso.

A homenageada é a cunhã-poranga do Boi Garantido, item que é avaliado e recebe notas nas três noites de apresentação do bumbá durante o Festival Folclórico de Parintins, que acontece anualmente no município de Parintins (distante 369 quilômetros da capital), no último fim de semana de junho.

“Hoje esta Casa agradece à você, Isabelle, na forma da Medalha Ruy Araújo, que é enorme, e hoje é do tamanho da sua representatividade”, disse o presidente, concluindo que o Amazonas agradece pela defesa e divulgação da cultura do Estado.

Os deputados Alessandra Campelo (Podemos), Wilker Barreto (Mobiliza) e Adjuto Afonso (UB) também destacaram a história de vida e principalmente a sua caminhada na cultura estadual.

Campelo afirmou que Isabelle foi a representatividade da mulher amazônida, da ancestralidade, da importância da família.

”Você representou muito mais que o Festival de Parintins, porque, ao falar da luta da sua mãe, que foi mãe solo, você falou da luta de muitas mães, de muitas mulheres, que diariamente se dedicam para o fazer o melhor por suas famílias”, disse a deputada.

O deputado Wilker Barreto destacou, ainda, a maneira orgulhosa que a homenageada falava de sua origem nortista, e que por meio de sua participação no programa, o Festival, o boi-bumbá e Parintins se tornaram conhecidos por muito mais pessoas, fortalecendo ainda mais o turismo e a economia da nossa região.

Esse reflexo na economia local foi, inclusive, destacado pelo secretário de Cultura do Amazonas, Marcos Apolo, que participou da Sessão Especial, representando o governador Wilson Lima (UB). Apolo revelou que a pasta tem sido procurada por gestores culturais de outros estados querendo conhecer a dinâmica e estrutura do Festival de Parintins.

“Isabelle Nogueira, que agora é a Embaixadora do Festival, contribuiu para o aumento da visibilidade. Inclusive, este ano a expectativa de público é de pelo mesmo 120 mil pessoas em Parintins” disse o secretário, revelando ainda que, em 2023, foram operados 800 voos para o município no período da festa, e este ano a previsão é de pelo menos mil voos, fora os visitantes que chegarão por via fluvial.

Cunhã

Isabelle Adriana Nogueira Dias nasceu em Manaus, é formada em Letras, com habilitação em Espanhol, pós-graduada em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior.

Desde o ano de 2018 ocupa o posto de cunhã-poranga do boi-bumbá Garantido, e sempre foi atuante e envolvida em atividades culturais, tendo inicido sua carreira dançando na banda Encanto Vermelho. Em seguida, ocupou os postos de Rainha Ritmada e Rainha do Folclore do Boi Brilhante (Manaus), entre os anos de 2009 e 2010.

A partir de 2015 atuou como Rainha do Folclore do Boi Garantido, estreando no maior festival folclórico do país.

Em seu pronunciamento, visivelmente emocionada, Isabelle agradeceu a homenagem e destacou que quem recebe a homenagem, não é uma celebridade.

“Quem está diante de vocês é uma mulher do povo. Filha de uma mãe solo, irmã de irmãos a proteger”, disse Isabelle, destacando a força das mulheres amazonenses.

“Não é fácil ser mulher, é um desafio que nasce quando mal ficamos de pé”, disse a cunhã-poranga, complementando que “Somos tantas Isabelles, Marias, Jaquelines a se defender. Hoje, eu sou a imagem da mulher que pode vencer, mas também já fui a mulher que sabe se erguer quando teve tudo a perder!”, declarou Isabelle.

A homenageada lembrou da sua carreira, afirmando que dançou para alegrar seu coração, mas também dançou para ajudar a pagar as contas.

“Recebo essa homenagem com a certeza de que vim do povo, e pelo povo tenho que fazer”, disse Isabelle, explicando que a divulgação do folclore e cultura do Amazonas foi consciente, com o objetivo de mostrar o talento dos artistas amazonenses.

“Prometo e me comprometo todos os dias que farei do Amazonas minha missão de fé, porque não basta dizer de onde veio. Tem que lutar, tem que amar. E eu te amo, meu Amazonas”, conclui a cunhã-poranga do Amazonas.

Foto: Divulgação 

spot_img

Últimos Artigos

Gritos de “sem anistia” e “Brasil soberano” marcam solenidade do IFRR com Ministro da Educação

Durante o ato de lançamento das obras do novo campus do Instituto Federal de...

STJ mantém júri popular para Hélio Gueiros Neto por morte da esposa em 2015

Hélio Gueiros Neto, neto do ex-governador do Pará Hélio Gueiros, continuará a responder em...

Programa “Por Todas Elas” leva serviços gratuitos à Usina da Paz no Bengui

A Usina da Paz "Pe. Bruno Sechi", localizada no bairro do Bengui, em Belém,...

Marcinho Belota pede suspensão do prazo de validade do concurso da Polícia Penal

O deputado estadual Marcinho Belota (PRTB) apresentou, no dia 26 de agosto, uma indicação...

Mais como este

Gritos de “sem anistia” e “Brasil soberano” marcam solenidade do IFRR com Ministro da Educação

Durante o ato de lançamento das obras do novo campus do Instituto Federal de...

STJ mantém júri popular para Hélio Gueiros Neto por morte da esposa em 2015

Hélio Gueiros Neto, neto do ex-governador do Pará Hélio Gueiros, continuará a responder em...

Programa “Por Todas Elas” leva serviços gratuitos à Usina da Paz no Bengui

A Usina da Paz "Pe. Bruno Sechi", localizada no bairro do Bengui, em Belém,...