Durante o lançamento da Ação “FNDE Chegando Junto – Roraima” nesta terça-feira, 18, o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique, anunciou a construção de uma nova escola e a aquisição de um ônibus escolar com investimentos de R$ 13 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os recursos serão aplicados na ampliação da infraestrutura educacional e no transporte de estudantes da rede municipal.
O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, além de autoridades municipais e estaduais. “Com toda certeza, vai contribuir muito com nosso trabalho. Fomos contemplados com um ônibus escolar e com a construção de uma escola de tempo integral no João de Barro, ampliando a nossa rede em mais de 400 novas vagas. Temos investido muito na educação indígena, com 12 escolas atendendo mais de mil crianças. Agora, vamos contemplar também a creche para essas comunidades”, ressaltou Arthur Henrique.
O FNDE Chegando Junto visa descentralizar recursos, capacitar gestores e garantir que políticas educacionais cheguem às regiões mais vulneráveis do país. Para 2025, a segunda fase do programa contemplará Roraima e Maranhão, com um olhar especial para o diálogo intercultural com os povos indígenas.
Garantia de recursos do FNDE
O ministro da Educação, Camilo Santana, explicou que o programa foi pensado para aproximar a autarquia federal dos gestores locais e garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficiente.
“O FNDE está presente nos estados para apoiar municípios, prefeitos e secretários na implementação dos programas do Ministério da Educação. Além de apresentar iniciativas, buscamos oferecer toda a orientação técnica necessária para que os recursos sejam bem utilizados e acessados corretamente pelos municípios”, afirmou.
Ensino bilíngue e indígena
A Prefeitura de Boa Vista segue investindo na ampliação e modernização da rede municipal de ensino. Atualmente, são 140 escolas, um Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista, um Centro Municipal Integrado de Educação Especial e uma Biblioteca Municipal, atendendo cerca de 55 mil alunos.
Entre as iniciativas, destaca-se a implementação de quatro escolas polos de educação bilíngue para surdos, atendendo alunos em Libras e português desde 2022. As unidades Escola Newton Tavares (Calungá), Ana Sandra (Cidade Satélite), Emília Rios (Cidade Satélite) e Luiz Canará (Senador Hélio Campos) são referências no ensino inclusivo, promovendo acessibilidade e aprendizado especializado.
Além disso, a educação indígena tem recebido atenção especial, com escolas que oferecem ensino de qualidade equivalente ao da área urbana, mas respeitando a identidade cultural dos alunos. As unidades garantem merenda adequada aos costumes tradicionais e incentivam a preservação da língua materna, como o Wapichana e o Macuxi, fortalecendo a cultura dos povos originários.
Essas ações fazem parte de um amplo projeto de fortalecimento da educação municipal, que inclui a entrega de 15 novas escolas. A oferta de vagas em creches cresceu 145% com a construção de 12 unidades. A modernização das escolas também se destaca, com equipamentos como telas interativas, chromebooks, tablets e laboratórios móveis, além da criação do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista.