Nesta segunda-feira, 9, o prefeito Arthur Henrique (MDB) entregou novos maquinários e veículos para fortalecer o trabalho de pequenos agricultores do município. A cerimônia ocorreu no Centro de Difusão Tecnológica (CDT), localizado na região do Bom Intento.
A entrega incluiu dois caminhões Iveco modelo Tector 27-320, com caçambas de 15m³, e dois tratores agrícolas JINMA de 75 cv, que serão usados para intensificar as atividades no campo. Segundo o prefeito, os equipamentos beneficiarão diretamente a agricultura familiar, a zona rural de Boa Vista e as 17 comunidades indígenas.
“Os caminhões serão utilizados na logística do município, tanto para levar insumos durante o período de plantio quanto para ajudar os produtores no escoamento da produção deles. Os tratores também serão utilizados no Centro de Compostagem de Resíduos, setor que gera o adubo orgânico doado para os agricultores e para as comunidades indígenas de Boa Vista”, afirmou Arthur Henrique.
Até o momento, a atual gestão já entregou 83 maquinários para apoiar a produção agrícola, totalizando 142 máquinas e implementos disponíveis para agricultores indígenas e não indígenas.
A prefeitura também promove iniciativas voltadas para pequenos agricultores, como a liberação de equipamentos, insumos (calcário, fertilizantes, sementes) e assistência técnica. Mais de 2.100 famílias vivem na zona rural do município, sendo que, de acordo com um censo realizado pelos tuxauas em junho deste ano, 1.500 famílias, somando 5.200 pessoas, habitam as comunidades indígenas de Boa Vista.
Entre os projetos destacados pela gestão municipal está o Moro-Mori, voltado para comunidades indígenas. Atualmente, 11 comunidades já participam do projeto, e outras seis serão contempladas. Nas despescas, cerca de 11 toneladas de peixes foram retiradas dos tanques do programa.
Outra iniciativa relevante é o Sistema de Irrigação Fotovoltaica, que utiliza energia solar no plantio. Até o momento, 132 sistemas foram instalados nas áreas rurais e indígenas do município.
Os maquinários entregues nesta segunda-feira foram adquiridos com recursos de uma emenda parlamentar da deputada federal Helena Lima.
Foto: Divulgação