julho 12, 2024
InícioDestaquesGoverno de Roraima promoverá Feiras de Ciências para estimular produção científica na...

Governo de Roraima promoverá Feiras de Ciências para estimular produção científica na Educação Básica

Publicado em

Já estão programadas para o segundo semestre letivo deste ano duas grandes Feiras de Ciências que têm como objetivo central estimular a produção científica entre os estudantes das redes pública e privada de ensino do Estado.

As Feiras são realizadas pela Seed (Secretaria de Educação e Desporto) por meio do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima) em parceria com o Sebrae-RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

“É com muita alegria que a Secretaria de Educação anuncia a abertura dos editais das feiras de ciências 2024, que são realizadas pelo Governo do Estado com o objetivo de dar oportunidade para que professores e alunos apresentem conhecimentos científicos e inovadores que têm sido desenvolvidos nas escolas de Educação Básica de Roraima. É uma grande oportunidade no sentido de desenvolver projetos criativos, que sejam soluções tecnológicas e inovadoras”, explicou a diretora do Ceforr, Stela Damas.

A primeira delas será a II Fecind (Feira Estadual de Ciências Indígena de Roraima), que ocorrerá no dia 19 de novembro no Parque Anauá. A Fecind é voltada aos estudantes das escolas estaduais indígenas. Serão disponibilizadas 100 vagas para apresentação de trabalhos científicos.

A novidade para 2024 é que a Fecind adotará cinco linhas de pesquisa para facilitar a exploração de tópicos atuais e pertinentes ao contexto social do Estado. São elas: Pesquisas Científicas, Culturais, Tecnológicas, Inovadoras e Sustentáveis. Este ano, fica facultada a utilização do tema da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT): “Biomas do Brasil, diversidade, saberes e tecnologias sociais”.

INSCRIÇÕES FECIND

Cada instituição de ensino poderá inscrever até três trabalhos de iniciação científica. As inscrições serão realizadas no período de 19 de agosto a 19 de setembro por meio de um formulário online . A inscrição poderá ser feita pelo professor do laboratório de informática, gestor, coordenador pedagógico ou professor orientador do projeto.

O Edital da Fecind N° 120/2024 foi publicado no Diário Oficial do Estado N° 4703 de 19 de junho e pode ser consultado no link. No ano passado, a 1ª Edição da Fecind foi realizada no município de Uiramutã e registrou 60 trabalhos científicos.

FECIRR chega em sua 31ª edição

Outra importante feira que será realizada é a já tradicional XXXI Fecirr (Feira Estadual de Ciências de Roraima), que já está na sua 31ª edição. A Fecirr disponibilizará 250 vagas para apresentações de trabalhos científicos e ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, também no Parque Anauá.

No dia 21 serão as apresentações dos alunos menores (Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais) e no dia 22, dos alunos maiores (Ensino Fundamental anos finais, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos – EJA).

A Fecirr também adotará as cinco linhas de pesquisa (científica, cultural, tecnológica, inovadora e sustentável), com abordagem de ensino STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, Mathematics) tendo relevância científica e socioambiental.

INSCRIÇÕES FECIRR

As inscrições ocorrerão no período de 1° a 31 de setembro, também por meio de um formulário online. Cada escola poderá inscrever até três trabalhos científicos. O Edital da Fecirr N° 121/2024 foi publicado no Diário Oficial do Estado N° 4703 de 19 de junho e pode ser consultado no link . No ano passado, a 30ª edição da Fecirr contou com 210 trabalhos inscritos.

O Ceforr também oferece cursos sobre como elaborar projetos científicos. “A gente dá um suporte pedagógico para os professores que necessitam que esses projetos sejam implementados e que sejam cada vez mais fortes no sentido de promover a aprendizagem dos estudantes. Esperamos todos os nossos professores e estudantes e contamos que vamos fazer novamente duas feiras de muito sucesso”, explicou Stela Damas.

AVALIAÇÃO E PREMIAÇÃO

Nas duas Feiras, os trabalhos serão avaliados por uma comissão formada por professores e pesquisadores de diversas instituições formadoras. Serão premiados os cinco primeiros colocados em cada categoria com troféus, certificados e medalhas. Os professores orientadores e co-orientadores classificados nos cinco primeiros lugares receberão Menção Honrosa.

Foto: Divulgação 

Últimos Artigos

Prefeitura lança edital de chamamento para área de alimentação do Mormaço Cultural 2024

Nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Boa Vista abriu o edital de chamamento para...

Ex-deputada Marília Pinto assume Superintendência de Programas Especiais da ALE após convite de Sampaio

Na manhã desta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado...

Infrações por falta de cinto de segurança aumentam 57,6% em Roraima em junho

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) registrou no mês de junho deste...

Inscrições para Curso de Robótica Educacional em Boa Vista são prorrogadas até 14 de julho

As inscrições para o Curso de Robótica Educacional da Prefeitura de Boa Vista são...

Mais como este

Prefeitura lança edital de chamamento para área de alimentação do Mormaço Cultural 2024

Nesta sexta-feira, 12, a Prefeitura de Boa Vista abriu o edital de chamamento para...

Ex-deputada Marília Pinto assume Superintendência de Programas Especiais da ALE após convite de Sampaio

Na manhã desta sexta-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), Soldado...

Infrações por falta de cinto de segurança aumentam 57,6% em Roraima em junho

O Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito de Roraima) registrou no mês de junho deste...