junho 12, 2024
InícioDestaquesPalestra e homenagens marcam o primeiro dia da Conferência Estadual da Advocacia...

Palestra e homenagens marcam o primeiro dia da Conferência Estadual da Advocacia Roraimense

Publicado em

Com um auditório Hesmone Saraiva Grangeiro, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR), lotado de profissionais, acadêmicos e autoridades foi aberta oficialmente pelo presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFOAB), Beto Simonetti, e pelo presidente da OAB-RR, Ednaldo Gomes Vidal, no final da tarde desta segunda-feira, 10, a Conferência Estadual da Advocacia Roraimense 2024. O primeiro dia do evento contou com várias homenagens e a palestra magna do vice-presidente do CFOAB, Rafael de Assis Horn.

Participaram da cerimônia de abertura diversas autoridades, como o diretor-tesoureiro do CFOAB, Leonardo Pio da Silva Campos, o presidente da OAB-AM, Jean Clauter Simões Mendonça, a vice-presidente da OAB-RR, Caroline Coelho Cattaneo, os conselheiros federais Emerson Delgado, Thiago Pires de Melo, Tadeu Jayme e Maria do Rosário Coelho, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Roraima (CAARR), Natália Leitão da Costa, a diretora da Escola Superior da Advocacia da OAB-RR, Rozinara Barreto, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima (TJRR), desembargador Jesus Rodrigues do Nascimento, o corregedor-geral do Ministério Público de Roraima (MPRR), Alessandro Tramujas Assad, o procurador do Estado de Roraima, Jean Pierre Michetti, o defensor público geral do Estado de Roraima, Oleno Inácio de Matos, o comandante geral da Polícia Militar de Roraima, Cel. QOCPM Miramilton Goiano de Souza, os deputados estaduais Joilma Teodora e Coronel Chagas, este último representando a Assembleia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR), os deputados federais Stélio Dener e Zé Haroldo Cathedral, o advogado e ex-juiz eleitoral, Francisco de Assis Guimarães Almeida, o advogado e procurador de Justiça aposentado e vice reitor da Universidade Estadual de Roraima (Uerr), Edson Damas da Silveira, o vice-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Silvestre Lopes da Nóbrega, o procurador estadual de Prerrogativas da OAB-RR, Francisco da Chagas Batista, entre outras autoridades que se fizeram presentes no público do evento.

O presidente da OAB-RR, Ednaldo Gomes Vidal, fez um discurso efusivo e emocionado, onde destacou a importância da Conferência, no ano em que a Seccional comemora 45 anos de sua criação.

“Hoje, quero destacar e enaltecer a atuação da nossa OAB Roraima que, com muita união, há quatro décadas e meia vem defendendo a Ordem Jurídica, os Direitos Humanos e os ideais democráticos em nosso Estado, com a galhardia que é histórica em nossa instituição. E essa OAB Portas Abertas, pautada numa gestão participativa, na união com outras instituições, vem fazendo a diferença em nosso Estado”, pontuou o presidente.

Ednaldo Vidal destacou ainda algumas conquistas alcançadas nos últimos anos como os Escritórios Compartilhados, as Salas da Advocacia no Sistema Prisional, a educação continuada por meio da Escola Superior da Advocacia, o trabalho assistencial feito pela CAARR, entre tantas outras.

“Nós somos ferrenhos defensores da paridade de gênero e a nossa OAB conta com 60% da sua composição formada por mulheres, além de termos a primeira mulher a presidir a CAARR. Hoje, contamos com quase 60 membros compondo as Comissões Temáticas nacionais e participando de debates importantes para o sistema jurídico do país. E é esta OAB que queremos sempre à disposição de todas e todos que compões essa classe profissional tão importante para a defesa dos direitos de todos os cidadãos roraimenses”, afirmou Ednaldo.

O presidente do CFOAB, Beto Simonetti, falou da alegria de poder participar da Conferência, discorrendo que sua vinda a Roraima foi com o objetivo de se conectar com a classe e enaltecer as conquistas e reforçar seu compromisso com os profissionais do Estado de Roraima.

“Ao longo das décadas, a OAB roraimense não cessou esforços e criatividade para realizar projetos inovadores, como os plantões de Prerrogativas, Ouvidoria, Informática, Tesouraria, Apoio às Comissões e Linha Direta com o Presidente. Desta mesma sintonia, a OAB Nacional não mede esforços para utilizar a tecnologia como ferramenta, desde que em prol do acesso à Justiça, sem abdicar da presença humana”, disse.

Homenagens

Durante a cerimônia de abertura da Conferência foram realizadas diversas homenagens por parte da OAB-RR e pela ALE-RR.

O deputado Coronel Chagas, representando o Poder Legislativo, fez a entrega da Comenda Cidadão Benemérito de Roraima ao presidente Beto Simonetti e comentou sobre a relevância do ato.

“A Ordem dos Advogados do Brasil é um dos pilares da democracia brasileira, contribuindo para o fortalecimento de nossas instituições. Essa homenagem da Assembleia Legislativa é muito justa ao presidente da OAB nacional, pelo trabalho na defesa dos princípios republicanos, da cidadania e do Brasil”, afirmou o parlamentar.

Por parte da OAB-RR, foram concedidas Láureas de Agradecimento a Beto SImonetti, Rafael Horn, Leonardo Campos, Jesus Rodrigues, ao desembargador Almiro Padilha (no ato, representado por sua filha Carlen Padilha) e à advogada Maria Dizanete de Souza Matias.

A OAB-RR também homenageou com Moção de Aplauso o Cel. Miramilton Goiano, Edson Damas, Stelio Dener, Oleno Matos, Haroldo Campos (no ato, representado por seu filho, o deputado federal Zé Haroldo), Natália Leitão, Antonia Algarina de Souza, Lícia Catarina Coelho Duarte, Natasha Cauper, Francisco Guimarães e Ataliba de Albuquerque.

Clube dos Advogados

Na parte da tarde, foi feito o lançamento da Pedra Fundamental do Clube da Advocacia, que será construído em um terreno localizado na Av. Getúlio Vargas, próximo à entrada para a Praia do Gnomo, no Parque Caçari.

A obra será feita com recursos do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (FIDA) e da CAARR.

Durante a conferência, o diretor-tesoureiro Leonardo Pio da Silva Campos, anunciou também o aporte financeiro do CFOAB para a construção do tão sonhado clube de lazer da advocacia roraimense.

Conheça os palestrantes desta terça-feira, 11

* Marcos Vinícius Jardim Rodrigues – ex-presidente da OAB-AC, ex-vice-presidente da OAB-AC, ex-secretário-geral da OAB-AC e ex-Conselheiro do Conselho Nacional de Justiça;

* Jean Cleuter Simões Mendonça – Advogado, presidente da OAB-AM;

* Alberto Simonetti Neto – presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Amazonas (CAA-AM);

* Edson Damas – Advogado, procurador de Justiça aposentado e vice-reitor da UERR (Universidade Estadual de Roraima);

Dia 12 de junho – Quarta-feira

* Flávia Bahia – Advogada, Professora de Direito Constitucional há 20 anos e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC/RJ. Atualmente está cursando o Doutorado na FGV Direito/RJ.

Foto: Divulgação 

Últimos Artigos

Luiza Trajano, do Grupo Magalu, reúne lideranças em evento do Grupo Mulheres do Brasil, em Manaus

A empresária e empreendedora social Luiza Trajano, participou nesta quarta-feira, 12, em Manaus, de...

Agentes da Polícia Civil de Roraima participam de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DPMA (Delegacia de Proteção ao...

Em Brasília, Helder Barbalho diz que escolheu para o Pará modelo de desenvolvimento baseado em floresta viva

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou, nesta quarta-feira, 12, que o Estado do...

Professor é condenado a 114 anos de prisão por estupro de seis crianças em Jaci-Paraná; Denúncia foi do MP

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve, junto ao Poder Judiciário, a condenação de...

Mais como este

Luiza Trajano, do Grupo Magalu, reúne lideranças em evento do Grupo Mulheres do Brasil, em Manaus

A empresária e empreendedora social Luiza Trajano, participou nesta quarta-feira, 12, em Manaus, de...

Agentes da Polícia Civil de Roraima participam de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DPMA (Delegacia de Proteção ao...

Em Brasília, Helder Barbalho diz que escolheu para o Pará modelo de desenvolvimento baseado em floresta viva

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou, nesta quarta-feira, 12, que o Estado do...