junho 12, 2024
InícioDestaquesCom público de 370 mil pessoas e Maior Paçoca de Carne no...

Com público de 370 mil pessoas e Maior Paçoca de Carne no Livro dos Recordes , BV Junina se consagra como festa da família e movimenta a economia

Publicado em

Cerca de 370 mil pessoas prestigiaram o Maior Arraial da Amazônia, que ocorreu entre os dias 1° e 8 de junho na Praça Fábio Marques Paracat. Foram oito dias de pura emoção, entre shows inesquecíveis, apresentações marcantes de quadrilhas juninas, recorde internacional conquistado e, claro, muita comida deliciosa.

O Maior Arraial da Amazônia celebra de forma vibrante nossa cultura e tradições. É a população que dá vida e alegria para essa festa, que todos os anos é pensada com muito carinho para as nossas famílias. Foram dias incríveis, que ficarão marcados na nossa memória. Por trás desse evento existe uma grande equipe dedicada, que se entrega para proporcionar o melhor em estrutura, segurança, conforto e diversão para as pessoas. O Boa Vista Junina 2024 se encerra e já nos deixa ansiosos para vivermos novamente essa emoção”, disse o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique.

A maior Paçoca do Mundo – O grande destaque da festa foi a “Maior Paçoca do Mundo”, que este ano se tornou internacionalmente reconhecida, entrando para o Guinness World Records com um peso impressionante de 1 tonelada e 365,5 kg. A paçoca foi distribuída para cerca de 20 mil pessoas na penúltima noite, deixando a festa perfumada com aquele cheirinho único e delicioso da iguaria.

Concurso– Um das principais atrações do Maior Arraial da Amazônia é o Concurso de Quadrilhas Juninas que, este ano, contou com a participação de 28 grupos. Neste encerramento, subiram ao tablado as vencedoras da edição 2024: 1° lugar do Grupo Especial – Amor Caipira, 1° lugar do Grupo de Acesso – Espantalho Junino e 1° lugar do Grupo Emergente – Coração do Sertão.

A disputa mostrou a paixão e dedicação dos brincantes, enchendo a festa de cores e animação. Além disso, grupos de projetos sociais como Cabelos de Prata e Conviver também se apresentaram neste último dia. Uma das grandes novidades deste ano foi a Arena Junina, que recebeu cobertura, garantindo abrigo aos espectadores em dias de chuva.

Shows – A abertura do Boa Vista Junina 2024 contou com o incrível show da dupla Elba Ramalho e Geraldo Azevedo, que incendiaram o palco da festa com suas performances cativantes, cantando clássicas canções do São João.

Outro show inesquecível foi o da cantora roraimense Marília Tavares, que se apresentou na 6° noite da festa. Mais de 100 mil pessoas prestigiaram a artista que fez seu primeiro show em Roraima após se tornar nacionalmente conhecida.

Além disso, ao longo dos oito dias, 45 artistas da terra deram um show de entrega no palco do Maior Arraial da Amazônia. Teve atração para todos os gostos e públicos, desde forró evangélico a música eletrônica. Um verdadeiro caldeirão cultural, que só uma festa popular e tradicional como o Boa Vista Junina pode proporcionar.

Renda

O Boa Vista Junina é também um poderoso motor de geração de emprego e renda. Este ano, 220 empreendedores estiveram envolvidos na festa, entre barraquinhas e ambulantes, desde àqueles do ramo gastronômico aos de produtos e serviços.

Com isso, cerca de 1.200 pessoas foram beneficiadas de forma direta, fora os trabalhadores envolvidos indiretamente no evento. A movimentação econômica gerada pelo evento chega a marca de aproximadamente R$ 20 milhões, impulsionando o comércio local e mostrando o incrível impacto positivo para todo o estado.

Estamos no Boa Vista Junina pela segunda vez porque sabemos que é uma festa que gera um bom retorno para a gente. Vendemos muito bem todos os dias. O que mais saiu foi a maçã do amor, que é a cara de arraial”, disse a colaboradora Aura Fajardo.

O casal Laís Arielle e João Ricardo não abriram mão de se deliciar com um símbolo gastronômico do Boa Vista Junina, o tão amado milho verde. “A gente ama! Toda comida de arraial pra mim é um sonho. A festa está linda, como sempre. Tudo muito organizado, desde a entrada à saída”, comentou o casal.

Segurança – A segurança também é uma das marcas do Maior Arraial da Amazônia. Este ano, 175 agentes da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito SMST, garantiram tranquilidade para as famílias durante os oito dias de festa. Foram 110 Guardas Civis Municipais, além de 65 agentes de trânsito da Divisão de Educação para o trânsito.

Também foram utilizadas câmeras de reconhecimento facial, com tecnologia de longa distância e ótima qualidade de cor e imagem, bem como zoom de grande alcance, possibilitando a visualização minuciosa da área e da população.

Festa para a família – O Boa Vista Junina é um evento consolidado no calendário de Boa Vista, e sua importância cultural e econômica é inegável. A população faz questão de prestigiar essa celebração todos os anos, garantindo que as tradições juninas continuem vivas e vibrantes. A cada edição, o arraial se fortalece como um símbolo de identidade e orgulho para os roraimenses.

Erika Vasconcelos foi prestigiar a última noite da festa junto ao marido, filhos, pai e mãe. Para ela, um evento imperdível todos os anos. “A gente faz questão de vir toda edição. Está tudo muito organizado, seguro, com muito policiamento e até a questão da chuva foi levada em consideração, com espaços cobertos. Gostamos muito e, sem dúvida, o meu arraial preferido é o da prefeitura”, contou.

Crianças – Na Capital da Primeira Infância não podia faltar um espaço dedicado às crianças. No Boa Vista Junina, tendas com atividades lúdicas, como mesas de desenho e pintura, playgrounds, brinquedos para todas as idades, além do Fraldário e Cantinho da Amamentação estiveram disponíveis durante todos os dias da festa.

Saúde – Além disso, a população teve a oportunidade de colocar o cartão de vacina em dia, em uma tenda da saúde montada na festa. Por lá, preservativos também foram distribuídos. Outro ponto a destacar foi a atuação dos fiscais da Vigilância Sanitária, que durante todas as noites garantiram a correta manipulação e armazenamento dos alimentos, tanto na Praça de Alimentação, quanto nas barraquinhas laterais.

Fotos – Outro coisa que chamou atenção do público foram os espaços instagramáveis, espalhados em diversos pontos da festa. O destaque foi para o grande cenário montado em um dos pontos centrais do Maior Arraial da Amazônia, que retrata um vilarejo nordestino. O local perfeito para aquela foto especial ao lado da família e amigos.

Foto: Divulgação 

Últimos Artigos

Agentes da Polícia Civil de Roraima participam de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DPMA (Delegacia de Proteção ao...

Em Brasília, Helder Barbalho diz que escolheu para o Pará modelo de desenvolvimento baseado em floresta viva

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou, nesta quarta-feira, 12, que o Estado do...

Professor é condenado a 114 anos de prisão por estupro de seis crianças em Jaci-Paraná; Denúncia foi do MP

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve, junto ao Poder Judiciário, a condenação de...

ALE vai tomar providências contra policial civil de Roraima que chamou deputado de “otário”, “mentiroso” e “banana”

Nesta quarta-feira, 12, a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) se reuniu...

Mais como este

Agentes da Polícia Civil de Roraima participam de operação nacional de proteção ao Meio Ambiente

A PCRR (Polícia Civil de Roraima), por meio da DPMA (Delegacia de Proteção ao...

Em Brasília, Helder Barbalho diz que escolheu para o Pará modelo de desenvolvimento baseado em floresta viva

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou, nesta quarta-feira, 12, que o Estado do...

Professor é condenado a 114 anos de prisão por estupro de seis crianças em Jaci-Paraná; Denúncia foi do MP

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) obteve, junto ao Poder Judiciário, a condenação de...