junho 22, 2024
InícioRoraimaQuadrilhas encantam público na primeira noite do Maior Arraial da Amazônia

Quadrilhas encantam público na primeira noite do Maior Arraial da Amazônia

Publicado em

Explosão de cores, brilho e emoção dominaram a primeira noite do Maior Arraial da Amazônia, na Praça Fábio Marques Paracat, neste sábado, 1º. Na arena junina, os integrantes das quadrilhas cantaram e empolgaram o público com o bordão mais conhecido no tablado do Boa Vista Junina: “ÊÊÊ! Eu sou quadrilheiro e mando um beijo para você”.

Neste ano, para as chuvas não atrapalharem o espetáculo apresentado pelos grupos, a Prefeitura de Boa Vista cobriu a arena junina, garantindo a proteção do público e brincantes. De acordo com o presidente da Federação Roraimense de Quadrilhas Juninas (Ferquaj), João da Cruz, a novidade é mais um dos bons investimentos do município na cultura local.

“Neste ano, a prefeitura está de parabéns com a cobertura do tablado e arquibancadas, pois era um sonho antigo de todos os quadrilheiros. Antes, as chuvas acabavam dificultando algumas apresentações, além de alterar a programação. Toda a estrutura está maravilhosa. Nossos grupos estão preparados e o brilho do concurso, garantido. Todos vão dar um show”, disse.

Para abrir a primeira noite de festa na arena junina, quatro quadrilhas apresentaram espetáculos que surpreenderam e emocionaram o público com muita alegria e criatividade. Confira um pouco do que rolou no tablado:

Guerreiros de Jorge – Com o tema “Neste São João Solteiro Eu Não Fico”, o grupo fez uma homenagem a Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro. No tablado, os quadrilheiros contaram a história de uma mulher solteira que se apaixona na festa de São João. E o padre responsável por celebrar a união do casal foi o próprio Santo Antônio.

Tradição Macuxi – Os quadrilheiros chegaram à arena junina para contar a história de lutas e conquistas da artista paraense Joelma. A apresentação contou com uma mistura do famoso brega-pop da banda Calypso com o forró de São João. Com o tema: “Joelma, a Rainha do Brasil”, a homenagem à cantora se deu pelo grande sucesso dele que tem marcado gerações.

Macedão – “Em noites de Luar, Macedão te chama pra dançar. Doces ou travessuras? Cê vai se arrepiar” foi o tema da quadrilha neste ano. Ao trabalhar esse tema, o grupo buscou brincar com a imaginação do público. Bruxas e lobisomens se transformaram em quadrilheiros. Ao fim da apresentação, o grupo fez uma homenagem às vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul.

Explosão Caipira – Os 26 casais do grupo levaram o tema “A Magia que vem da Floresta”, apresentando uma visão mais profunda, verdadeira e transcendental da Amazônia. Alegria, entusiasmo e amor abriram espaço para a magia acontecer na arena junina. Com as cores da Amazônia, os quadrilheiros interpretaram ribeirinhos e povos indígenas da região.  Além disso, homenagearam os Povos Indígenas Yanomami.

“Um verdadeiro show”

 Quem assistiu as primeiras apresentações se encantou com tudo o que viu no tablado. Foi o caso da Bárbara Nascimento, que mora há dois anos em Boa Vista e prestigia o arraial da capital pelo segundo ano consecutivo. Neste ano, aproveitou e levou toda a família para a festa.

“É o nosso segundo Boa Vista Junina e realmente é espetacular. Nós somos do Rio de Janeiro e a gente não poderia perder essa festa cultural linda da cidade. O concurso das quadrilhas é um verdadeiro show. A gente fica encantado com a arte, com o artesanato, com a dança, com a música. Com tudo que envolve essa cultura da festa junina”, contou.

Aplicativo Boa Vista Junina

Além da cobertura da Arena Junina, outra novidade é o lançamento do aplicativo Boa Vista Junina, disponível para Android e IOS. Por ele, o público pode votar nas quadrilhas que se apresentam no tablado, dando nota de 1 a 10, nos seguintes itens: casal, animador,  repertório, figurino e melhor quadrilha. É possível apenas um voto por CPF e aparelho celular por pessoa nos limites da arena junina.

É importante salientar que a votação do público é à parte do concurso oficial, pois é voltado para a população dar opinião e incentivar as quadrilhas juninas. Os votos do público só serão abertos e computados nos 10 minutos seguintes após a apresentação de cada grupo. O app também tem uma área para avaliação do evento, para que a prefeitura possa ouvir a população.

Confira a programação deste domingo, 2:

Concurso de Quadrilhas – Arena Junina

20h – Coração do Sertão (Emergente)

21h – Filhos de Makunaima (Acesso)

22h – Coração Alegre (Acesso)

23h – Zé Monteirão (Especial)

00h – Agitação (Especial)

Apresentação no Palco

19h – Sabá Kateretê e banda

19h45 – DJ Grazziano

20h15 – Katy Morais e banda

21h – DJ Grazziano

21h30 – Euterpe e banda

22h15 – DJ Grazziano

22h45 – Edilson Marques

23h30 – DJ Grazziano

00h – Zerbine Araújo e Paçoquinha de Normandia

Foto: Divulgação 

Últimos Artigos

James Batista ‘queima largada’, promove esposa em entrevista e é condenado por propaganda antecipada

Nesta quinta-feira, 20, a Justiça Eleitoral condenou o prefeito de São Luiz, James Batista,...

Governo de Roraima promoverá Feiras de Ciências para estimular produção científica na Educação Básica

Já estão programadas para o segundo semestre letivo deste ano duas grandes Feiras de...

Ex-ministro Ciro Gomes palestra sobre crescimento econômico na ALE e recebe homenagem de Sampaio

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou, nesta sexta-feira, 21, uma sessão especial com...

Prefeito Arthur Henrique empossa mais profissionais das áreas de saúde e social nesta sexta-feira, 21

Nesta sexta-feira, 21, o prefeito Arthur Henrique (MDB) empossou novos profissionais para compor o...

Mais como este

James Batista ‘queima largada’, promove esposa em entrevista e é condenado por propaganda antecipada

Nesta quinta-feira, 20, a Justiça Eleitoral condenou o prefeito de São Luiz, James Batista,...

Governo de Roraima promoverá Feiras de Ciências para estimular produção científica na Educação Básica

Já estão programadas para o segundo semestre letivo deste ano duas grandes Feiras de...

Ex-ministro Ciro Gomes palestra sobre crescimento econômico na ALE e recebe homenagem de Sampaio

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) realizou, nesta sexta-feira, 21, uma sessão especial com...