Várias cidades do país se encontram sem energia nesta terça-feira (15/8), após um apagão em escala nacional. Foram mais de 18 estados e o Distrito Federal afetados, e a maioria pertence às regiões Norte e Nordeste.
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) se pronunciou sobre o caso. Segundo o órgão, houve uma interrupção de 16mil megawatts na rede de operação Sistema Interligado Nacional (SIN), no Norte e Nordeste do Brasil. O problema afetou também a região Sudeste, devido à interligação das regiões.
As causas ainda estão sendo apuradas, mas a recomposição já foi iniciada.
O Ministério de Minas e Energia (MME) reforçou as informações contidas na nota do ONS e informou que a equipe do MME já está a par da situação e trabalhando para resolver o problema o mais rápido possível. O ministro do MME, Alexandre Silveira, inclusive já determinou a “criação de uma sala de situação” para o caso — e acompanha o processo de retomada –, bem como a apuração das causas do incidente.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou o desligamento de 16 mil mw na rede nacional de transmissão, e disse que isso “provocou a falta de energia elétrica em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Também faltou luz em estados do Sudeste.”
Entenda
Os casos começaram desde as 8h20, e foram afetados, além do Distrito Federal, os seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Piauí, Bahia, Acre, Amapá, Maranhão, Pernambuco, Goiás, Minas Gerais, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Paraíba e Tocantins.
Entre as principais reclamações, estão a perda do acesso à internet, os elevadores que pararam de funcionar com pessoas dentro e o trânsito causado por conta de semáforos desligados, além de problemas no transporte público, como os registros de metrôs vazios em São Pelo e Belo Horizonte, por conta da queda de energia.
O grupo Equatorial Energia, responsável pela administração da energia em estados como Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, publicou uma nota onde afirma que nessas regiões a ocorrência dos apagões teve incidência por volta das 8h30, e ressaltou o acionamento do Esquema Regional de Alívio de Carga, mecanismo responsável pela proteção da rede de energia.
No Distrito Federal, a Neoenergia informou que “uma ocorrência de grande porte no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados brasileiros”. No entanto, às 9h01, o problema já havia sido superado.