O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Parintins, no interior do Amazonas, no próximo sábado, dia 5, para a inauguração da interligação da cidade ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio do Linhão de Tucuruí. A solenidade também contará com a participação de parlamentares e políticos de Roraima, entre eles o deputado federal Duda Ramos (MDB) que ressalta a importância do empreendimento para a segurança energética do Estado.
“Esse momento é histórico. Tem pessoas que hoje estão com 60, 70 anos e escutam essa possibilidade do Linhão de Tucuruí chegar até Roraima há muito tempo. Agora, o momento é de comemoração. Iniciaremos um novo ciclo com essa obra muito importante para Roraima”, comemorou o deputado.
Ramos ressaltou que o empreendimento vai gerar emprego e renda. “Com segurança energética, grandes empresas poderão vir para Roraima. Agora, o momento é de comemoração. Iniciaremos um novo ciclo com essa obra muito importante para Roraima”, declarou o parlamentar.
O Linhão de Tucuruí é uma linha de transmissão crucial que leva a energia produzida na Hidrelétrica de Tucuruí aos estados do Amazonas e Amapá. Com um trajeto de pouco mais de 700 quilômetros entre Manaus e Boa Vista, a construção foi licitada em 2011 e deveria ter sido entregue em 2015, mas as obras não saíram do papel devido ao impasse da passagem da linha de transmissão pelo território indígena Waimiri-Atroari.
O impasse foi resolvido apenas em maio de 2022, quando lideranças Waimiri-Atroari aceitaram a proposta do consórcio e do Governo Federal para o empreendimento passar pelo território indígena. Para mitigar os impactos ambientais ao território, o Governo Federal oficializou, por meio de decreto, uma compensação de R$ 90 milhões.
Foto: Divulgação