Com uma rotina que não se limita ao seu gabinete no Palácio 9 de Julho, o prefeito Arthur Henrique (MDB) chama a atenção por ir às ruas, fiscalizar obras e ouvir a população. Essa aproximação com o povo tem gerado resultados positivos para o prefeito, que tem se fortalecido politicamente para a reeleição em 2024.
Para além do gabinete e das ruas, Arthur Henrique também é uma presença forte nas redes sociais. Todo o trabalho feito pela cidade e a agenda que vai desde vistorias de obras a participação em eventos, são registrados nos perfis oficiais. Neste espaço, ele aproveita para interagir com o público que se manifesta por meio dos comentários. Ali, ninguém fica sem resposta, seja a mensagem transmitida, um elogio, uma crítica ou sugestão.
O exemplo mais recente dessa aproximação com a população foi no início do período chuvoso. Arthur Henrique foi até as ruas da cidade para ver se as obras de drenagem e pavimentação feitas durante o período seco estão dando conta do fluxo de chuvas.
⚠️ Pessoal, choveu muito desde o início da madrugada desta terça-feira. O inverno começou e eu fiz questão de acompanhar de perto o trabalho realizado pela Patrulha da Chuva em alguns bairros da nossa capital. pic.twitter.com/yyQ3pqmY4P
— Arthur Henrique (@arthurboavista) April 25, 2023
Com uma linguagem simples e de fácil compreensão de todos os públicos, ele orientou quanto ao descarte de galhadas, que em determinado trecho da cidade estava impedindo o escoamento da água da chuva.
Obras – Entre as obras que passam pela fiscalização do prefeito, as mais recentes são as de infraestrutura que tem facilitado a mobilidade urbana. No início do mês de abril, o bairro Raiar do Sol ganhou mais quatro rotas de acesso com a canalização de igarapés e pavimentação de ruas. A galeria sobre o igarapé da Paca, vai reduzir transtornos durante a temporada de chuvas. Já as ruas Estrela Cadente, Estrela Celeste, Estrela do Sul e Arco Íris, recentemente asfaltadas, tornaram-se novas vias de acesso ao bairro.
Os benefícios também se estendem para a zona rural da cidade. Localizada na região do Murupu, a vicinal 1 do PA Nova Amazônia, passa por obras de terraplenagem e pavimentação asfáltica. As obras se estendem para mais 20 vicinais do município com, aproximadamente, 91 km de pavimentação e 257km de revestimento primário de estradas.
Segurança – Recentemente, Arthur Henrique lançou o programa Boa Vista Segura, que usa uma tecnologia de monitoramento por câmeras de alta tecnologia em tempo real para combater a criminalidade. São 90 câmeras distribuídas em pontos estratégicos da cidade, sendo que 88 já estão ativas. Com isso, a cidade será monitorada 24h por dia, coibindo e colaborando com os órgãos de segurança pública na elucidação de crimes, como vandalismo e assaltos.
Busca de recursos em Brasília
Para executar obras e projetos, a Prefeitura precisa de dinheiro. Ao longo dos dois primeiros anos de gestão, Arthur enfrentou dificuldades para conseguir recursos com os parlamentares de Roraima devido a diferenças políticas. No entanto, isso não foi impedimento para que ele buscasse recursos diretamente na fonte, junto ao Governo Federal.
Para garantir esses recursos é preciso um bom trabalho de articulação e Arthur tem demonstrado competência neste segmento. Com uma base aliada mais forte, esse problema diminui consideravelmente, mas a abertura em Brasília continua trazendo bons frutos.
Em março deste ano, o prefeito esteve em Brasília reunido com ministros e secretários de Saúde, Cidades, Educação, Desenvolvimento Social e Segurança. Durante a visita, Arthur ressaltou que o apoio do Governo Federal é fundamental para que as obras em Boa Vista continuem e também para executar projetos que promovam a geração de emprego e renda, possibilitando mais qualidade de vida para a população.
Com essa disposição para a articulação, Arthur Henrique conseguiu mais médicos e recursos para serem investidos no Hospital da Criança Santo Antônio.
Eleições 2024
Embora o cenário político para as eleições municipais se desenhem a partir do ano que vem, Arthur Henrique já crava o nome na história política de Roraima, ganha musculatura e pode garantir votação recorde como na sua estreia em 2020.
Da redação