Por redação O Fato
A Polícia Federal (PF), cumpre três mandados de busca e apreensão por fraude e desvio do benefício auxílio emergencial em Porto Velho (RO), na manhã desta terça-feira, 07. A investigação se iniciou em Campinas (SP), e tem como alvo 37 suspeitos de integrar um grupo que teria cometido fraudes em valores que superam R$50 milhões.
De acordo com a PF, as investigações apontaram que os envolvidos estariam espalhados por diversos estados, inclusive com atuação em Porto Velho. “O rastreamento inicial das transações indicou que parte dos envolvidos nestas fraudes estava situada nos estados de Goiás e Rondônia, sendo este último, estado lugar de residência de familiares da pessoa física residente em Indaiatuba, SP.”, disse à PF.
Ainda segundo as investigações, o grupo recebia os valores que eram depositados em 349 contas utilizadas para recebimento do benefício, e realizavam o pagamento para os suspeitos por meio de boletos bancários. As apurações foram realizadas em conjunto entre Polícia Federal, Ministério Público Federal, Ministério da Cidadania, Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas da União. Este grupo foi denominado Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (Eiafae).
A ação criminosa, segundo a instituição, causa severos danos ao erário público e consequentemente a população.
Foto: Divulgação – Polícia Federal