O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou a nomeação do deputado federal Jhonatan de Jesus (Republicanos-RR), de 39 anos, para a vaga de ministro do TCU (Tribunal de Contas da União). O decreto foi publicado nesta quarta feira, 1º de março, no Diário Oficial da União. Eis a íntegra do documento (66 KB).
O Congresso Nacional indicou Jhonatan para a vaga em 8 de fevereiro. O deputado recebeu apoio de congressistas aliados ao governo, da oposição, além do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Alcançou 72 votos dos 75 senadores presentes.
Deputado mais votado em Roraima em 2022, Jhonatan de Jesus foi reeleito com 19.800 votos. Para a vaga no TCU, fez campanha casada com Lira, que realizou uma série de encontros com bancadas estaduais e temáticas em prol de sua reeleição.
O cargo de ministro da Corte de contas é vitalício até os 75 anos (limite de idade para se aposentar). O nome do congressista foi indicado pela Câmara dos Deputados. Lá, Jhonatan recebeu 239 votos e teve o apoio do presidente da Casa,.
A vaga no TCU foi aberta com a aposentadoria compulsória da ministra Ana Arraes. Ela deixou a presidência do Tribunal de contas em julho de 2022, depois da aposentadoria por idade.
O TCU tem nome de Tribunal, mas não é ligado ao Judiciário. Trata-se de um órgão de apoio ao Legislativo. Dos 9 ministros, 6 são indicados pelo Congresso e 3 pelo presidente da República. Quem assume o cargo de ministro tem salário de R$ 37.000.
Conteúdo: PODER360
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados